Faça sua busca aqui.

Romanos 10.14...
"... Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?..."

16 de jan. de 2010

APENAS UM SELINHO!

Dicesar e Sérgio protagonizaram, na noite de quarta-feira, o primeiro beijo gay da história do "Big Brother Brasil" (TV Globo). O selinho aconteceu durante a festa "Bailinho", a primeira desta edição, embalado pelo hir "I will survive". (Fonte: Diário do Grande ABC)

Calma gente, foi só um selinho.

"[...] Beijo? Aquilo? De 0 a 10, foi um selinho nota 2! Portanto acho que ainda não tivemos um beijo gay!!, postou Boninho. Antes da estreia do reality show, o diretor afirmou que, se acontecesse um beijo gay, ele iria ser colocado no ar. O programa da TV Globo conta com três participantes homossexuais assumidos." (Fonte: Diário OnLine).

Aguardem, pois pouco a pouco outras coisas virão ao ar na programação global.

EMBAIXADOR NEGA PACTO COM DEMÔNIO NO HAITI E PASTOR NEGA DECLARAÇÕES VEINCULADAS NA MÍDIA INTERNACIONAL

O embaixador do Haiti nos EUA, Raymond Joseph, insurgiu-se ontem, num programa de televisão, contra as declarações do popular tele-evangelista Pat Robertson, que terá feito uma ligação entre o terramoto que arrasou o país com um "pacto com o demónio" alegadamente feito pelos habitantes da ilha para se livrarem do domínio francês.

Raymond Joseph defendeu mesmo que a luta dos escravos haitianos para afastar os franceses no final do século XVIII foi essencial para que a França aceitasse vender o território da Louisiana aos EUA, permitindo a expansão do país em direcção ao Oceano Pacífico.

Na quarta-feira Pat Robertson disse num programa de uma cadeia de televisão cristã que os haitianos 'prometeram servir o demónio se ele os livrasse dos franceses'. 'Desde então foram alvo de sucessivas maldições', acrescentou.

'A ilha de Hispaniola está dividida ao meio. A República Dominicana é próspera, rica e cheia de resorts. O Haiti vive em pobreza desesperada. Isto na mesma ilha. Temos de rezar para que eles se voltem para Deus', disse ainda Pat Robertson.

Mais tarde, num comunicado colocado no seu site oficial, o reverendo garantiu que nunca pretendeu dizer que o terramoto foi provocado pela ira divina e sublinhou que pediu aos seus seguidores para rezarem por quem está a sofrer.

Fonte: Correio da Manhã

Observe as declarações no site do pastor Pat Robertson:

"CBN.com – VIRGINIA BEACH, Va., 13 de janeiro de 2010 - Hoje no Clube 700, durante um depoimento sobre a devastação, sofrimento e esforço humanitário que é necessário no Haiti, o Dr. Robertson também falou sobre a história do Haiti. Seus comentários foram baseados na amplamente discutida rebelião de escravos, ocorrida em 1791, liderada por Boukman Dutty em Bois Caiman, onde os escravos teriam feito o famoso pacto com o diabo em troca da vitória sobre os franceses. Esta história, combinada com o horrível estado do país, levou estudiosos e inúmeras figuras religiosas ao longo dos séculos a acreditar que o país está sob maldição. Dr. Robertson nunca afirmou que o terremoto foi resultado da ira de Deus. Se você prestar atenção na sequência do vídeo inteiro, poderá observar que a compaixão do Dr. Robertson para com o povo do Haiti é clara. Ele pediu para orar por eles. Seu braço humanitário trabalhou para ajudar milhares de pessoas no Haiti durante o ano passado, e eles estão empreendendo um grande esforço na recuperação e ajuda às vítimas desta catástrofe. Eles enviaram uma remessa de milhões de dólares em medicamentos que está agora no Haiti, e seus líderes de equipe de desastres são esperados para chegar amanhã e começar as operações para aliviar o sofrimento. (Tradução corrigida por Altair Germano) Chris Roslan Chris Roslan Spokesman for CBN Porta-voz da CBN

Para mim, os fatos estão esclarecidos. Só não sei se a mídia internacional irá publicar com o mesmo sensacionalismo e amplitude os esclarecimento contidos no site do pastor Pat Robertson.

O HOMEM E A MÁQUINA

15 de jan. de 2010

Mudança de vida

Conta a história de uma irmã, que sobe ao púlpito para dar o seu testemunho. E junto com ela, grudada em sua saia, vai a pequena filha, uma loirinha de cabelos cacheados, lindinha, á primeira vista um amor de menina.

A mãe empolgada continua descrevendo aos ouvintes que era uma mulher muito “nervosa”, do estilo “pavio curto”, mas que ao encontrar Jesus sua vida mudou.

Enquanto falava a pequena loirinha lhe puxava a saia, como se quisesse falar-lhe alguma coisa, a mãe concentrada no testemunho, desvencilha da pequena, ela insistente, continua, a mãe prossegue dizendo aos irmãos: Queridos por qualquer coisa eu me estressava, hoje sou uma mulher calma, - a menina continua querendo-lhe falar alguma coisa – Ela para o testemunho, e pede para que a filhinha aguarde um pouquinho, tudo isso com muita paciência e calma. Seu testemunho continua e a importunação da filha aumenta. A mãe se descontrola. Pega na orelha da menina e grita: Sua chata não tá vendo que estou dando meu testemunho e você não me dá paz (........................

É meu amigo, a palavra de Deus é clara, quando expressa as palavras de Jesus: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” Mt 11:25.

Muitos estão dentro da casa de Deus, mas ainda não tiveram um verdadeiro encontro com Jesus.

Quando eu falo deste encontro, me refiro á “experiência pessoal com Jesus”, sabe aquele momento em que você entrega sua vida pra Jesus sem reservas. Neste instante, nasce o comprometimento como Deus da obra, e não apenas com a obra.

Na verdade, as pessoas que mais precisam tomar cuidado com isto, são as pessoas que tem alguma atividade na igreja. Isso mesmo, os que se entregam á obra, precisam tomar um cuidado dobrado, para não perderem a referencia da fé.

Isto porque, se acostumam a prestar um trabalho e muitas vezes o fazem para cumprimento de tabela e ao chegarem na Casa do Senhor, não prestam verdadeiro culto a Deus e sim estão ali até mesmo para cumpri um ritual.

Cuidado! Faça uma análise na sua vida. Seu trabalho oferecido a Deus está muito bom, nos limites da responsabilidade, fidelidade e honestidade. Nesta análise, coloque como quesito para seus questionamentos as seguintes perguntas: Para quem estou trabalhando? Estou fazendo para a “glória de Deus” ou para promoção própria? As pessoas que estão á minha volta estão sendo edificadas com meu trabalho? Quem está no controle da sua vida: Você ou Cristo é o dono de sua vida? Meu alvo continua sendo o de convencer pecadores para Cristo ou já perdi esta referência?

Poderia continuar nestes questionamentos, no entanto fique com esta reflexão e mude o que precise ser mudado, melhore o que precisa ser melhorado.

Um abraço em Cristo.

14 de jan. de 2010

OS PERIGOS DA ADULTIZAÇÃO INFANTIL

Por: Marcos Tuler

“Tudo o que será aprendido deve ser disposto segundo a idade, para que nunca se ensine nada que não possa ser compreendido”. (Comenius – Didática Magna)

“O aprendizado depende do nível de desenvolvimento do indivíduo. Ele não pode aprender o que suas estruturas cognitivas ainda não podem absorver” (Piaget).

“Quando eu era criança falava como criança, sentia como criança, discorria como criança” (1 Co 13.11).

INTRODUÇÃO Hoje em dia, as crianças estão se comportando como se fossem “pequenos adultos”. Cada vez mais cedo, elas assumem responsabilidades, disputam posições em determinadas atividades, buscando múltiplas competências. Desprotegidas, recebem de forma direta a influência de uma sociedade que exige seres perfeitos. Como se isso não fosse bastante, muitos pequenos sentem o peso das exigências de “gente grande” como a falta de dinheiro ou o problema do desemprego na família. Esse seminário tem por objetivo questionar a adultização da criança nos dias atuais, discutir suas principais causas e consequências, e apontar a necessidade de mobilização de toda sociedade, especialmente a cristã, a fim de resgatarmos a infância perdida de nossas crianças. O que podemos fazer como cidadãos, pais e educadores cristãos, diante desse processo de adultização da infância? Afinal, o que é infância?

I. A INFÂNCIA CONSIDERADA HISTORICAMENTE

1. A infância na Idade Média. Até o século XVI, as crianças eram vistas como “adultos em miniatura”; símbolo da força do mal; um ser imperfeito esmagado pelo peso do pecado original, ou simplesmente um companheiro natural do adulto. Neste sentido, a infância era concebida apenas como um percurso para a vida adulta. Uma visão negativa, pois, nesta idéia, a criança seria um ser inacabado; sem nada específico e original, sem valor positivo.

2. A infância resgatada nos tempos modernos.

No decorrer da história da infância aconteceram diversas transformações do pensamento social em relação á família e á própria infância. A partir do século XVI começa a surgir na sociedade o sentimento e a idéia de infância. A criança, antes relegada ao último plano, passou a conquistar seu espaço social. Desde então, surgiram várias pesquisas fortalecendo o reconhecimento cultural dos pequenos. Dentre os pesquisadores, Jean Jaques Rousseau (séc. XVIII) merece notoriedade. Em sua obra “Emílio”, na qual defendeu a criança como detentora de uma natureza própria que deve ser desenvolvida, assim asseverou: “A infância é, também a idade do possível. Pode-se projetar sobre ela a esperança de mudança, de transformação social e renovação moral”. E tal visão, perpetuou-se ao longo dos tempos ainda que de forma não linear.

3. A infância nos dias de hoje.

A idéia de infância ressurge fortemente com a sociedade capitalista, urbano-industrial, na medida em que muda a inserção e o papel social desempenhado pela criança na comunidade. No decorrer dessas transformações e devido ao amadurecimento do pensamento social, a criança passou a conquistar seu reconhecimento na sociedade. A segunda metade do século XX é considerada o período da legitimação do direito da criança. Ela deixa de ser uma “criança-adulto”, para ser um sujeito social. Todavia, é preciso destacar que junto a essas conquistas de reconhecimento dos direitos da criança e sua valorização surgiram também determinadas condições. A mesma sociedade que legitima esse ser social usa de poder para manipulá-lo e sujeitá-lo às novas correntes de pressão social. O cenário da criança hoje, devido a diversas circunstâncias, aponta para uma infância a caminho do desaparecimento. Uma fase que após anos de construção, encontra-se em processo de extinção.

II. OS VILÕES DA INFÂNCIA

Durante muitos séculos a sociedade agiu de maneira indiferente com relação à infância. As crianças, de maneira muitas vezes sutil ou subliminar, são pressionadas a serem pequenos adultos. Imitam hábitos e costumes dos adultos e muitas vezes já nem sentem alegria pela infância, seu desejo é alcançar a maioridade.

1. As mídias, de modo geral. Em se tratando de poder, as mídias são atualmente fortes instrumentos de influência e manipulação na educação e construção desses novos seres “adultizados”. No Brasil, as músicas que as crianças cantam, não são mais tão infantis. As maquiagens, roupas e calçados copiam o adulto como se os gostos fossem os mesmos. As danças sensuais e canções com palavras obscenas já fazem parte do repertório preferido dos pequenos. Meninas usam roupas e objetos que estimulam a sexualidade precoce, assistem aos mesmos programas de televisão e falam a mesma linguagem dos adultos. Garotinhas usam salto alto e meninos de apenas cinco anos de idade já querem se vestir como adultos e já não aceitam usar roupas que possuam qualquer desenho infantil que os faça parecer crianças. Abraçar e pegar na mão do filho é considerado motivo de vergonha. Crianças trabalham e apresentam programas de televisão.

2. Videogames e filmes. Os jogos infantis também mudaram, a diversão agora são os videogames e os filmes repletos de violência. Os brinquedos já vêm prontos, tudo é industrializado, só é preciso manusear. Campeonatos infantis é atração para os pais, que cobram dos filhos ótimos resultados de placar. E quanto a alimentação não há mais distinção entre o lanche do adulto e da criança, todos devem saborear os deliciosos "hambúrgueres" em qualquer tempo. Sem falar da literatura infantil que também está mudando. Até as ruas que antigamente eram lugar de socialização, hoje refletem a falta de relacionamento e interação entre pessoas.

III. REAIS OBJETIVOS DA ADULTIZAÇÃO

Mas afinal, qual a razão de se negar às crianças a alegria das brincadeiras espontâneas? Por que lhes podar a criatividade de fabricarem seus próprios brinquedos? Qual o motivo da sociedade aplaudir tudo isso como se fosse algo natural?

1. Interesse econômico. O fato inegável é que há um interesse econômico por detrás desta realidade. Uma intenção que possui um objetivo: educar as crianças a serem consumidores em potencial. Educar para o consumo e para a submissão de idéias. Produzir consumidores mirins que satisfarão cada vez mais os desejos desse sistema que insiste em condicionar o verdadeiro sentido da infância ao status, dinheiro e mecanização. As crianças estão sendo pressionadas a crescerem depressa, quando na verdade deveriam respeitar seu processo de desenvolvimento, pois não pensam, não sentem nem aprendem como os adultos. Elas precisam de tempo para crescer e pressioná-las a viver como adultas só produzirão seres com dificuldades, inseguranças e conflitos no futuro.

IV. ADULTIZAÇÃO NO ÂMBITO DA IGREJA

1. Cantores, pregadores e mestres mirins. Muitas crianças têm perdido a infância por conta de certos “educadores” que no intuito de realizarem nelas o que gostariam para si mesmos, podam-lhes a alegria, a imaginação, a inventividade e o divertimento. Às vezes, são pais que gostariam de ser cantores, pregadores ou professores de escola dominical, mas que por falta de vocação natural, ou até mesmo de uma chamada divina específica, projetam nos filhos, seus sonhos ou objetivos não-realizados. Quem nunca viu um menino com menos de dez anos vestido de terno e gravata, cantando, pregando ou dirigindo um culto. E na escola dominical, quantas meninas e meninos são colocados à frente de uma turma, quando na realidade, deveriam estar aprendendo em uma classe de sua faixa-etária.

V. O QUE É SER CRIANÇA? O QUE DIZ A PEDAGOGIA ATUAL?

Na verdade, o que se fala hoje a respeito da infância não condiz com a realidade das nossas crianças, nem com o que fazemos com elas.

É preciso resgatar a verdadeira infância, na qual há um mundo de fantasia, imaginação, criatividade e brincadeiras. Aqui entra o papel do pedagogo cristão, pois como estimulador do conhecimento, poderá trazer para o espaço da escola dominical desafios e valores que conduzam seus alunos a descobrirem a verdadeira identidade da criança segundo os ensinamentos da Bíblia.

Poderá trabalhar dentro dos estágios de desenvolvimento da criança, incentivá-la na leitura da vida e não apenas da palavra, estimulando-a a ler nas "entrelinhas" e a constituir-se como um cidadão capaz de transformar sua própria realidade. Como educador evangélico poderá também questionar junto aos educandos a postura das mídias e se posicionar como um instrumento iluminador de pensamentos e idéias.

Aqui entra a intervenção dos pais, professores de escola dominical, pastores, e de toda a sociedade, que precisa romper com os muros do doutrinamento consumista. Devemos exigir dos setores sociais, inclusive da própria família, da igreja e dos setores de comunicação, uma educação que valorize mais o ser do que o ter. Uma censura a ser respeitada, digna do público infantil e até a criação de um código de defesa do telespectador ou leitor de mídias. É preciso acreditar numa educação de qualidade para todos, a qual prepare as crianças para conhecer, fazer, ser e conviver.

CONCLUSÃO

A história da criança não deve retroceder a um passado de isolamento, e sim estabelecer-se como a história de um sujeito possuidor de direitos, inclusive o direito de voz e o de não ser manipulado pelos adultos. Está-nos proposto o desafio: protegeremos a infância ou continuaremos a reproduzir os interesses de um sistema que insiste em nos dominar?

Pr. Marcos Tuler é pedagogo, escritor, conferencista e reitor da FAECAD (Faculdade de Ciência e Tecnologia da CGADB).

Pequim coíbe avanço de movimento cristão protestante na China

Da EFE

Pequim, 13 jan (EFE).- O regime chinês realiza uma dura campanha contra o que considera grupos clandestinos de cristãos protestantes, uma das religiões que mais cresceram no país asiático na última década, com 60 milhões de fiéis.

"Os cristãos na China sempre foram perseguidos", afirmou à Agência Efe, Li Jincheng, um protestante de 46 anos de Shandong. "A qualquer momento um cristão pode ser detido e preso", disse o homem, que já foi detido oito vezes, a última, em dezembro.

Para Li, que diz ser filho de um militar comunista e de uma russa, o motivo da perseguição é claro: "o Governo acredita que os cristãos representam à política ocidental" e que seu último alvo é criar um regime que reúna a "ditadura e a religião".

Embora a China seja um estado laico, sua constituição protege a liberdade de crença, sempre e quando os fiéis se organizam em associações autorizadas pelo Governo do Partido Comunista da China (PCCh, no poder desde 1949).

Para os cristãos protestantes ("Jidu Xin Jiao", em chinês) existe o Movimento Patriótico das Três Autonomias e a Associação Cristã da China, que congregam 20 milhões de fiéis; e os católicos ("Tianzhu Jiao") têm a Associação Patriótica Católica, com 5 milhões.

As chamadas "igrejas domésticas", nas quais os cristãos protestantes se reúnem em casa para ler a Bíblia fora da liturgia oficial se proliferaram nos últimos anos e atualmente reúnem de 30 a 60 milhões de fiéis, entre estes, os dissidentes políticos, segundo diferentes estudos.

Nas últimas semanas, a imprensa noticiou perseguições a dezenas de cristãos e a destruição de suas igrejas, como a de 8 de janeiro em Handan, quando 30 cristãos foram detidos, conforme o presidente da Aliança de Iglesias Domésticas da China, o pastor Zhang Mingxuan.

Desaparecidos desde então, os detidos foram acusados de participar de uma reunião ilegal e submetidos a interrogatórios, disse Zhang ao jornal "South China Morning Post".

Outro episódio ocorreu no dia anterior com um grupo de 14 cristãos na região ocidental de Xinjiang, "porque tinham se reunido de forma ilegal", explicou ao jornal o responsável da delegacia do distrito de Aksu, Chen Xiaolong.

"Recomendamos que participem de celebrações em igrejas com certificado", explicou o policial, que acrescentou que tinham sido libertados.

Em outro incidente, em dezembro, uma igreja protestante em Linfen (Shanxi) que reunia 50 mil fiéis foi atacada por um grupo de pistoleiros, que feriram dezenas e apreenderam bíblias; e em outubro, a igreja de Wangbang, em Xangai, foi fechada.

Segundo o pastor Zhang, que foi detido em várias ocasiões, esta campanha de perseguição de igrejas não registradas iniciou no final do ano passado: "acho que cada vez há mais pessoas indo para estas igrejas e o Governo está se sentindo ameaçado".

Apesar das evidências, um empregado da Associação de Cristãos da China que não quis se identificar disse hoje à agência Efe em conversa telefônica a partir de Xangai que não tinham notícia dos casos: "não sabemos se existem cristãos clandestinos", disse.

A mesma resposta deu hoje em entrevista coletiva o porta-voz de turno do Ministério de Assuntos Exteriores, Jiang Yu, quem disse não saber nada destas detenções de cristãos.

O regime chinês sempre freou crenças que possam escapar de seu controle, como o budismo tibetano e o islamismo, relacionado com minorias étnicas indomáveis, mas também o cristianismo, todas estas com líderes fora de seu território, à exceção das igrejas evangélicas, cuja maioria não responde a hierarquia alguma.

Embora considerem o Budismo e o Taoísmo, com mais de 100 milhões de fiéis cada um, como crenças autóctones, o certo é que Pequim também achatou de forma radical os grupos budistas que, como Falun Gong, tinham chegado a congregar em 1999 mais membros que o próprio PCCh, hoje com mais de 70 milhões de filiados.

O líder da Associação Patriótica Católica, Liu Bainian, afirma que as perseguições religiosas não existem em seu país, mas que, como ocorre em outros Estados, os fiéis devem obedecer à legislação.

O cristianismo foi fonte de problemas na China, como ocorreu entre 1850 e 1864 com a Rebelião Taiping, uma guerra civil contra a dinastia Qing liderada pelo ortodoxo Hong Xiuquan, que foi proclamado novo Messias, e deixou 25 milhões de mortos. EFE

Reproduzido na íntegra do site:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1445077-5602,00-PEQUIM+COIBE+AVANCO+DE+MOVIMENTO+CRISTAO+PROTESTANTE+NA+CHINA.html

CRIAÇÃO OU EVOLUÇÃO - PORQUE VOCÊ DEVE ESCOLHER!!!

"Criação ou Evolução - temos que escolher?" (foto, à esq) de Denis Alexander é um argumento bem escrito que defende que os cristãos evangélicos deviam fazer as pazes com o Darwinismo e desistirem do ensino histórico da Igreja que diz que todas as coisas foram feitas de forma miraculosa em apenas seis dias. O seu autor procura argumentar que a ciência tem "falado" de forma convincente, e afirma que nos mostra maneiras de ler a Bíblia que nos traz harmonia entre as duas. David Anderson discorda destas alegações.

Anderson argumenta que Alexandre tem destruído as Escrituras, conseguindo harmonizá-la com o Darwinismo através de métodos que são de forma distinta e desastrosa contrários à ortodoxia evangélica. Além disso, ele acha que os métodos de Alexandre no tratamento das principais questões científicas são falhos de lógica. Neste livro ("Criação ou evolução - Porque nós devemos escolher", à dir., grifo nosso), ele mostra-nos quão fracos os argumentos Darwinistas evangélicos são, e mostra-nos porque os cristãos que crêem na Bíblia podem continuar a colocar forte confiança nas Escrituras e na compreensão histórica que a igreja tem dela.

NOTA: Sinceramente, ponto para Anderson! Alguns dos argumentos de Alexander são esdrúxulos mesmo.

Portas Abertas divulga ranking da perseguição contra cristãos

O site Portas abertas publicou neste mês a relação dos países que mais perseguem a igreja.

Para a confecção desta listagem e o ranking dos países, estão classificados pelo grau de intolerância contra o cristianismo.

A pesquisa para se chegar a estes números, constava de 50 perguntas, ligadas diretamente ao aspecto religioso.

A Coréia do Norte, continua figurando em primeiro lugar. Os coreanos consideram as atividades religiosas uma afronta aos princípios do socialismo, e com isso o país lidera no quesito intolerância desde 2002.

O país de Ahmenajad, o Irã, assumiu o 2º lugar como resultados de ataques a pequena comunidade cristã, passando a Arábia Saudita, que durante oito anos tinha esta posição.

Em 2010, os sauditas caíram para a 3ª posição, não significando que a perseguição diminuiu, e sim que o reino iraniano intensificou sua perseguição contra os crentes.

O islamismo atuou fortemente na Somália e ela ficou em 4º lugar como conseqüência dos ataques ás comunidades cristãs.

Nestes países os cristãos são mantidos em segredo, revelar sua fé significa sentenciar uma perseguição ferrenha. Onde o islamismo impera e está sob a direção de grupos terroristas a situação piora.

Em 5º lugar estão as Maldivas, em 6º Afeganistão, 7º Iêmen e 8º Mauritânia, que está

figurando pela primeira vez entre os dez primeiros.

O Laos caiu de 8º para 9º lugar. A igreja no país está em fase de crescimento velado.

No Uzbequistão a perseguição é aberta contra a comunidade cristã, mesmo em 10ª posição, os cristãos sofrem maus tratos com a intenção de voltarem ao islamismo.

Figuram ainda países como Índia, Azerbaijão, Quirguistão, Tadjiquistão, Tunísia e Vietnã. Argélia, Indonésia, Jordânia e Sri Lanka. Todos eles instalados na janela 10 X40.

A presente Classificação de países por perseguição foi produzida com base em eventos decorridos entre 1º de novembro de 2008 e 31 de outubro de 2009. Portanto, os meses de novembro e dezembro de 2009 não foram considerados para esta edição.

Leia mais no seguinte endereço: http://www.portasabertas.org.br/classificacao/

13 de jan. de 2010

Número de mortos no terremoto do Haiti pode passar de 100 mil, diz premiê

O premiê do Haiti, Jean-Max Bellerive, disse nesta quarta-feira (13) à rede CNN que teme que o número de mortos pelo terremoto que atingiu o país na tarde de terça supere 100 mil pessoas. O número equivale a mais de 1% da população do país da América Central.

O Comando do Exército confirmou a morte de 11 militares brasileiros no Haiti, vítimas do tremor de magnitude 7. O Brasil comanda uma missão de paz da Organização das Nações Unidas no país. Outra morte confirmada é a da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns.

O abalo devastou a capital, Porto Príncipe, e afetou a estrutura de telecomunicações no país. As informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas.

Bellerive disse que, apesar de a capital ter ficado devastada, a população está se comportando "com calma".

"As pessoas estão se ajudando umas às outras, tentando se organizar", disse. Ele insistiu em que o país precisa de ajuda internacional para ajudar as vítimas e resgatar os cadáveres.

Ele disse que é necessário recuperar o aeroporto da capital, que precisa voltar a funcionar para receber cargas de ajuda humanitária e pessoal especializado.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, já embarcou rumo ao Haiti para monitorar a situação. Ele está acompanhado do comandante da Marinha, Almirante Júlio Soares de Moura Neto, o Comandante do Exército, General Enzo Martins Pery, o secretário executivo da Secretaria Especial de Direitos Humano, Rogério Sotilli, o senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda Arns, além de representantes do Ministério da Saúde, do Ministério das Relações Exteriores e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Itamaraty já anunciou que será enviada uma ajuda humanitária de mais de US$ 10 milhões. Além do dinheiro, o governo brasileiro também disponbilizará até sexta-feira (15) 28 toneladas de alimento. Segundo o ministério da Agricultura, serão enviados ao Haiti açúcar, leite em pó, sardinha e fiambre. Os alimentos irão para o Haiti em dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O primeiro, com 14 toneladas, deve partir ainda nesta quarta-feira (13).

O ministério das Relações Exteriores também decidiu reforçar a embaixada brasileira em Santo Domingo, na República Dominicana, país vizinho ao Haiti. Segundo o Itamaraty, há no país 1.310 brasileiros - destes, 1.266 são militares das forças de paz.

Terremoto destruiu hospitais e centros de saúde do Haiti, diz OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou hoje (13) que vários hospitais e centros de saúde do Haiti estão destruídos por causa do terremoto que atingiu a capital Porto Príncipe ontem (12).

Em comunicado oficial, na internet, a organização afirmou que 12 especialistas em logística e saúde já foram encaminhados ao Haiti. A OMS está fazendo um levantamento dos estragos para definir ações humanitárias.

De acordo com a organização, as preocupações agora são atendimento aos sobreviventes, controle de infecções e outras doenças, além do tratamento da água.

LIÇÃO 03 – A GLÓRIA DO MINISTÉRIO CRISTÃO

Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524

INTRODUÇÃO Nesta lição estaremos estudando a glória do ministério cristão através do ministério de Paulo quando precisou defender a fé cristã e refutar os falsos mestres em Corinto. “ Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.” ( II Co 11:13) Na segunda carta de Paulo aos corintios, o apóstolo adverte a Igreja a respeito dos falsos mestres e revisa seu ministério na demostração da validade de sua mensagem e exortando a não se afastarem da verdade. Dois fatores importantes na atuação do ministério do apóstolo Paulo : humildade e sinceridade

I – O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DE PAULO

Paulo responde brevemente ás acusações especificas de seus adversários a respeito de sua mudança de planos. Havia murmúrios de duas acusações difamadoras com o objetivo de arruinar sua credibilidade e seu relacionamento com os coríntios.( II Co 2:12) Pelo modo enfático com que se gaba a sua integridade, pelos adversários o acusavam de ser menos que sincero e correto em sua conduta. Fica aparente que acusaram Paulo de ser intencionalmente vago e até divergente em suas cartas. Em essência, afirmavam que existia muito mais em Paulo do que os olhos humanos seriam capazes de enxergar; seus verdadeiros motivos e intentos encobriam o que eles podiam ver, ouvir e ler.

· CONCEITOS:

1.1- A “sinceridade”( II Co 1:12) transmite a idéia de pureza de motivos “ Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus. ( II Cor 2:17). Além disso, a conduta de Paulo não dependia de “ sabedoria mundana” no termo aqui é “sarkikos,” que significa literalmente “ carnal”, mas da “graça de Deus”. Os trabalhadores cristãos precisam tirar ânimo e instrução do exemplo de Paulo. As epístolas, assim como os atos, mostram que Paulo era coerente, em consciência, nas suas maneiras de agir. “Como também já em parte reconhecestes em nós, que somos a vossa glória, como também vós sereis a nossa no dia do Senhor Jesus.” Parece que ele sentia, de modo especial, uma relação espiritual íntima com os corintios que se regozijem a seu respeito, assim como ele próprio se alegre acerca deles. Nesta epístola ( II Co 8:16; 9:15) conduz triunfo. Pode ter surgido na mente do apóstolo o costume antigo de conduzir em marcha triunfal os adversários vencidos. Assim, alegrar-se ele por ser crente “ conduzido em triunfo” por Cristo.

1.2 – “Cheiro” (II Co 1:15) é uma palavra originalmente relacionada com os sacrifícios, e aqui é introduzido ao lembrarse Paulo do incenso, que se usava na marcha triunfal. O apóstolo tem espalhado por toda a parte o conhecimento de Deus, assim como disseminava da palavra produz duplo efeito aos que aceitam a mensagem e são salvos (15), ela traz vida; aos que se recusam a ouvi-la, seu efeito é o cheiro de morte (16). Apercebendo-se Paulo de tão poderosa influencia que dele emana, reconheceu humildemente sua insuficiência e sua dependência de Deus “ Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,” (II Co 3:5). O apóstolo de modo algum atenua o rigor da mensagem do evangelho para faze-la mais aceitável ao pensamento humano. Paulo centraliza suas ações em Cristo (ver.17). Esta forma de expressão é sua favorita “ Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2:20). A Igreja de Corinto era frágil e precisava de cuidados especiais, entretanto com humildade, Paulo procurava agir sabiamente com aqueles que distorciam a verdadeira mensagem de Cristo. Paulo teve alguns cuidados especiais no combate diante os falsos ensinadores.

· Principais virtudes evidenciadas no ministério de Paulo :

1.2.1- Autenticidade – “Autêntico” do grego significa “ authentikós”; genuíno, legitimo. Paulo conhecia a importância da autenticidade e sinceridade diante suas palavras e ações. Rejeitar a voz da consciência é o mesmo que arriscar o desastre espiritual “Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé.” (I Tm 1:19).

1.2.2 - Confiabilidade – Paulo tinha a responsabilidade de passar confiança para os cristãos que estavam sendo ameaçados por falsos ensinos . “ Conforme o evangelho da glória de Deus bem-aventurado, que me foi confiado.” (I Tm 1:11) O apóstolo Paulo estivera preocupado com sua integridade com relação às mudanças que introduzira em seus planos de viagem. Todavia, Paulo achava que se a confiabilidade de sua palavra concernente a seus planos que estava sendo questionada, também seria de questionar-se a confiabilidade da mensagem de seu evangelho. ( II Co 1:1)

1.2.3 - O Bom cheiro de Cristo – Este cheiro de Cristo reflete a impressão produzido pelo cristão, a impressão daqueles que aceitam a Cristo e é demostrada pela vida de consagração a Deus. “ Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mt 7:20-21)

1.2.4. - Consciência – Paulo tinha consciência da realidade apresentada na Igreja, e tinha o dever de conservar a doutrina e proteger os novos crentes dos ataques que surgiam naquela época. Porque a nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência . A sua consciência lhe servia de testemunha do fato que ele conduzira, tanto perante os homens do mundo e perante os crentes, na igreja, em santidade e piedosa sinceridade, e jamais diferentemente do que faziam os seus oponentes apelara para qualquer sabedoria ou astúcia mundanas. “ Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.” (Rm 13:5)

II – ATITUDE CONFIANTE DE PAULO EM RELAÇÃO À IGREJA

2.1 - Confiança - Paulo passava sua confiança para aqueles crentes, exortando e advertindo alguns conselhos para aquela Igreja que estava sendo alvo de ataques heréticos.(II Co 2: 1-17; II Pe 2:1) Ele desejava afirmar a sua honestidade para com os crentes de Coríntio, pois certas discrepâncias haviam ocorrido entre o que dissera que faria, no tocante à visita que planejava fazer-lhes, o que realmente ocorreu por fim.( II Co 1: 12-22) Naquela época havia um grupo de pessoas que deturpavam a Palavra de Deus, buscando lucros para si mesmos e sem nenhum compromisso com o Evangelho de Jesus Cristo.( II Co 2:14-16)

2.2 - A defesa de Paulo - Era de pregar o Evangelho gratuitamente sem interesse posterior ( II Co 11:7-12). Paulo não está condenando aqueles que tem o seu sustento no ministério do Evangelho (Rm 15:27). Paulo tinha ansiedade por receber noticias de Tito para batalharem em prol do Evangelho de Cristo. A intenção de visitar a Igreja de Corinto “ afim de dar um segundo beneficio”, mostrando a necessidade de precaver ensinamentos heréticos (II Co 1:15-16). Quando Paulo chegou a Corinto, vindo de Éfeso, viu-se alvo de um ataque terrível (II Co 2:5; 7:12), engendrado por um indivíduo, sem que a congregação, como um todo, fizesse algo sumamente dolorosa, algo que o apóstolo não gostaria de repetir. Uma vez mais Paulo muda os seus planos; em vez de voltar para Corinto após a viagem programada para Macedônia, tomou o caminho direto para Éfeso (II Co 1:23; 2:1)

III – PAULO SE PREOCUPA COM OS FALSIFICADORES DA PALAVRA DE DEUS

3.1 - Os desafios - Os falsos mestres estavam desafiando o ministério e a autoridade de Paulo como apóstolo. Ele afirma sua autoridade a fim de preservar a doutrina cristã correta.( II Co 1:1-5) Sua sinceridade, seu amor a Cristo e sua preocupação com as pessoas era a sua defesa.(II Co 1:12-14; 7:7-9) A devoção pura e simples dos corintios a Cristo estava sendo ameaçada pelo falso ensino. Paulo não queria que os crentes perdessem o amor sincero que tinham por Cristo, em primeiro lugar em nossa vida pode ser muito difícil quando temos tantas distrações ameaçadoras tentando desviar a nossa fé. Da mesma maneira que Eva perdeu o sua visão espiritual ouvindo a serpente, nós também podemos perder nosso enfoque deixando nossa vida se tornar tumultuada e confusa. (II Cor 11:35)

3.2 - A Reação dos crentes - Os crentes de Corinto cediam a conversas e mensagens suaves que soavam bem e pareciam fazer sentido. Os falsos ensinadores distorciam a verdade a respeito de Jesus e pregavam um Cristo diferente, um espirito diferente do Espirito Santo e um modo diferente de salvação. Aqueles que ensinam qualquer coisa diferente da infalível Palavra de Deus estão desviados e enganados.( II Co 2:17; 10:4-7) Paulo teve o cuidado de orientar e preservar a integridade da Igreja, pois a Igreja não pode deixar de administrar a disciplina aos que cometem pecados, para não contaminar os demais.(II Co 2:17; II Co 3:6-7) Havia uma preocupação no tratamento com o pecador com a atitude de correção terapêutica e restauradora, visando o bem estar através do arrependimento e trazendo um novo recomeço da vida cristã.

IV- CARACTERÍSTICAS DO MESTRE AUTÊNTICO

No ministério de Paulo havia uma integridade e um caráter firme para o desenvolvimento do ministério.

Vejamos algumas características de autenticidade do verdadeiro mestre:

4.1- Buscam viver para glória de Deus - ( II Cor 4:15) 4.2- Trilham por um caminho estreito ( Mt 7:13-14) 4.3- São chamados e preparados por Deus - (I Cor 1:24) 4.4- Discursam a verdade e é corretivo - (Hb 12:6-8) 4.5-Transmitem o fruto do Espirito - (Fp 1:11; Gl 5:22-25)

CONCLUSÃO

Nesta lição destacamos os aspectos que revelam a glória do ministério cristão. O apostolo Paulo destacou a sinceridade e a simplicidade na pregação do Evangelho, porém alertou e conservou a doutrina da Igreja em meio rumores aos falsos ensinadores. O zelo , a dedicação e a autenticidade do ministério do testemunho da consciência se faziam necessário as ameaças. O bom cheiro de Cristo deve refletir na vida do cristão autentico. “ Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus. (II Co 2:17)

REFERÊNCIAS: · Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D. · 2 Coríntios, O Triunfo de um Homem de Deus Diante das Dificuldades. Hernandes Dias Lopes. HAGNOS. · II Coríntios, Introdução e Comentário. Colin Kruse. VIDA NOVA. · I e II Coríntios, Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Stanley M. Horton. C.P.A.D.

AUTOCOMISERAÇÃO

Quando invadidas pelo sentimento de desprezo, de descarte, de descaso, sentindo-se vitimadas e excluídas pelo sistema (igreja, trabalho, família etc), em vez de ficarem com pena de si mesmas, sentindo-se coitadinhas, desvalorizadas ou diminuídas, em vez de procurarem em quem ou no que colocar a culpa, de buscarem o isolamento ou de desistirem de seus ideais, as pessoas deveriam levantar e a cabeça e provar o valor que possuem.

Como fazer isto? Produzindo, trabalhando, buscando conhecer e realizar aquilo que é a vontade de Deus para as suas vidas, fazendo com excelência o que lhes chega às mãos para fazer, por mais simples e insignificante que pareça ser.

O nosso fracasso ou insucesso, o não alcance de alguns objetivos pessoais, pode, também, ser resultado da busca e da tentativa de obter aquilo que Ele não reservou para nós.

Nada, nem ninguém pode nos privar do lugar e das conquistas que Deus para nós preparou, desde que nos mantenhamos nesta vontade e nos esforcemos, fazendo a nossa parte.

Sonda fotografa "árvores" em paisagem desértica de Marte

As "árvores" registradas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter são, na verdade, trilhas desalojadas de areia que formam um sombreado sobre o solo avermelhado À primeira vista, a paisagem do deserto montanhoso de Marte parece apresentar dezenas de ilhas compostas por "árvores" sobre o solo avermelhado do planeta. Essas "árvores" são, na verdade, trilhas desalojadas de areia que formam um sombreado sobre a superfície do deserto marciano que foram registradas em imagens captadas por uma sonda da Nasa, agência espacial americana. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Segundo os cientistas, essas trilhas, compostas por dunas de pó, riachos de gelo e afloramentos escurecidos, se estendem por 62 milhões de km no solo do planeta vermelho. Durante o inverno, uma camada de gelo com dióxido de carbono cobre as dunas, mas depois evapora, criando o material escuro que risca a superfície. A foto foi feita pela câmera HiRISE do telescópio espacial Mars Reconnaissance Orbiter, que circula pelo planeta desde 2006. A sonda foi lançada com a missão de buscar evidências de que a água permaneceu sobre a superfície marciana por um período de tempo suficiente para criar condições para a vida.

11 de jan. de 2010

Arqueólogos egípcios localizam túmulos de 2,5 mil anos

Uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu dois túmulo construídos há 2.500 anos, os mais antigos encontrados até o momento no sítio arqueológico de Saqara, a 25 quilômetros ao sul do Cairo.

Os mausoléus estão enterrados e têm gravuras em vários de seus muros, segundo detalha uma nota do Conselho Supremo de Antiguidades (CSA), divulgada hoje. Uma das duas construções é a de maior dimensão encontrada na região e inclui inúmeros corredores, quartos e salas, explicou Zahi Hawas, secretário-geral do CSA.

Este túmulo é precedido por duas grandes fachadas, parte em deterioração e outra de tijolo, conforme o comunicado. Dois dos quartos que estão lotados de material de construção e de terra conduzem a uma sala em que no interior foram localizadas diversas ossadas e vasilhas de cerâmica.

Em outra sala pequena foi descoberto um poço com uma profundidade de sete metros. Na parte norte do túmulo também foram encontradas várias múmias de falcões que estão em um bom estado de conservação. Conforme Hawas, o túmulo foi utilizado em mais de uma ocasião e provavelmente depredado no século V depois de Cristo.

Na segunda sepultura, de menores dimensões, embora também composta por várias salas, foram encontradas inúmeras vasilhas de cerâmica. O especialista em arqueologia revelou sua satisfação com as descobertas, uma prova que a região de Saqara, onde fica a pirâmide escalonada de Zoser, ainda guarda muitos segredos.

Veja a matéria

Arqueólogos encontraram uma casa construída há cerca de 8 mil anos em Israel

Arqueólogos divulgaram nesta segunda-feira imagens da casa mais antiga já encontrada na cidade de Tel Aviv, em Israel. A residência, que foi construída há 8 mil anos, foi descoberta em recentes escavações em um sítio arqueológico na cidade.

Segundo a agência EFE, a casa encontrava-se em uma região onde hoje fica um dos bairros mais sofisticados de Tel Aviv e onde, curiosamente, também foram encontrados restos de um hipopótamo que viveu na mesma época em que a construção foi realizada.

Veja a matéria