Faça sua busca aqui.

Romanos 10.14...
"... Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?..."

23 de jul. de 2010

Por que seminaristas costumam perder a fé durante os estudos teológicos? [1]





Não quero dizer que acontece com todos, mas acontece com muitos. Conheço vários casos, inclusive próximos a mim, de jovens cristãos fervorosos, dedicados, crentes, compromissados com Deus, que gostavam de orar e ler a Bíblia, que evangelizavam em tempo e fora de tempo, e depois de entrar no seminário ou faculdade de teologia esfriaram na fé, tornaram-se confusos, críticos, incertos e até cínicos.

E isso pode acontecer até mesmo em seminários cujos professores são conservadores, que acreditam na Bíblia de capa a capa.

Vejamos alguns fatores que colaboram para que os seminaristas percam a fé:

1) Precocidade e ausência de vocação

Acho que tudo começa quando as denominações mandam para os seminários e faculdades de teologia jovens que não têm absolutamente a menor condição de serem pastores, professores, obreiros e pregadores. Muitos são enviados sem qualquer preparo intelectual, espiritual e emocional. Alguns mal fizeram 17 anos e foram enviados simplesmente porque eram líderes destacados dos adolescentes de sua igreja, líderes do grupo de louvor ou filhos de pessoas influentes da igreja.

Quando a santidade do vizinho incomoda



Santidade sempre é um tema bom para se discutir, propício para ser lembrado e necessário para viver nos dias de hoje. Mas – por infelicidade – é um assunto pouco citado num modus vivendi tão consumista, terreno, ambicioso e simplório que muitos crentes têm adotado.

Eliza Samudio vai depor no caso Bruno



Essa é a mais nova artimanha da defesa. Como o corpo de Eliza não apareceu, o advogado de Bruno "presumiu" que Eliza está viva. Ta certo, os estudantes de direito vão alegar que o advogado tem que usar os argumentos necessários para defender seu cliente.

O depoimento do menor que iniciou todo processo é no mínimo duvidoso, e já foi constatado que o rapaz é desequilibrado mentalmente. Agora surge Bruno dizendo em vídeo que Macarrão enlouqueceu e que ele sequer sabia de qualquer coisa sobre Eliza e o bebê.

Já viu quanto caroço tem nesse angú? Quanta gente desgraçou a vida por conta de não possuir valores cristãos? Por falta de conhecimento de Deus? Agora tem 1432 pastores atrás do Bruno, 458 correntes de oração e tudo mais. Mas o que poderia ter sido feito nesse episódio? Será que a igreja deveria ter sido mais "agressiva" no discipulado e evangelização? Será que faltou apoio para um cara problemático como é o bruno? Agora não adianta chorar o leite derramado.

O importante é que possamos aprender uma lição valiosa com essa desgraceira toda, a lição de que se ensinarmos desde cedo o caminho em que o menino deve andar, podemos ter uma menor incidência de casos como o que estamos presenciando agora.

Zaqueu, o publicano, dá testemunho na Universal e acaba desencapetado na Sessão do Descarrego


Pr. Luiz Correia

Imagine, por um instante, que Zaqueu, sim aquele publicano que morava em Jericó, homem rico e de baixa estatura se convertesse na igreja do senhor Edir Macedo, ou coisa semelhante. E então os seus líderes sabedores de sua conversão e diante do fato de que ele era uma pessoa importante, a bíblia o chama de maioral dos publicanos, aproveitasse a situação a fim de fazer propaganda de sua organização com o fim de persuadir outros a se agregarem a ela. Suponha ainda que Zaqueu fosse convidado num programa ao vivo, e uma multidão tanto na igreja como pela TV estivesse assistindo. A reunião é chamada de Congresso dos Empresários, onde se alardeia que determinada pessoa depois que foi ao congresso e que participou das correntes dos 70 ou dos 318 obteve seu triunfo financeiro, chegou lá, comprou casas e carros, tem uma gorda conta bancária, e está cada vez mais expandindo os negócios, ganhando muito dinheiro. Então o pastor pega o microfone e convida irmão Zaqueu para testemunhar.

Você sabe o que é Tautologia?




Recebi essa preciosa informação do meu ilustre amigo João Guimarães,ilustre revisor das maiores editoras do nosso país e jornalista há mais de 40 anos. Convido você a mergulhar na riqueza da língua portuguesa e aprendemos com o preclaro Prof. Pasquale Neto


Tautologia: é o termo usado para definir um dos vícios, e erros, mais comuns de linguagem. Consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso 'subir para cima' ou o 'descer para baixo'. Mas há outros, como pode ver na lista a seguir:

Ponto para o bom senso dos neozelandeses

NOVA ZELÂNDIA REJEITA PROJETO QUE PROÍBE PALMADAS EM CRIANÇAS

Quais os efeitos desta terrível falta de disciplina à qual estão nos querendo empurrar "goela abaixo" alguns psicologistas, educadores, políticos e sociólogos? A charge acima ilustra bem aquilo que já é realidade e nos serve de advertência à anuência e irresponsabilidade com que muitos pais têm orientado seus filhos. 

Resultados preliminares de um referendo que terminou nesta sexta-feira na Nova Zelândia apontam que a maioria dos neozelandeses quer que os pais do país possam voltar a dar legalmente palmadas em seus filhos, dois anos depois de uma lei ter proibido este tipo de medida disciplinar. Introduzida em 2007 para tentar diminuir a alta taxa de agressões a crianças, a chamada ''lei antipalmada'' dividiu opiniões no país, o que levou à realização do referendo.

21 de jul. de 2010

Os escândalos nas igrejas evangélicas e suas perplexidades



A igreja brasileira tem crescido muito nos últimos anos. Hoje, podemos notar a presença evangélica em diversos segmentos. Se ligarmos a televisão, encontraremos pastores pregando em diversos canais. Atualmente, existe uma enorme variedade de literatura, livros, revistas, jornais e outras publicações. Os evangélicos também são encontramos na vida pública, com cada vez mais políticos que se dizem evangélicos. Na Internet, encontramos vários sites com os mais diversos conteúdos.

Mudança de paradigmas




Jesus tem muitos admiradores, porém, poucos discípulos.
Tem muitos adoradores, mas poucos seguidores.
Muitos chamados, poucos escolhidos.
Seguir Jesus é muito mais do que aceitar um dogma, é dispor-se a quebrar paradigmas que vêm formatando nossa civilização por milênios.
Quero destacar aqui três destes paradigmas:

20 de jul. de 2010

Davi e Sua Forma de Resolver Problemas

Todos nós lutamos com diversos problemas e dificuldades – seja na vida profissional ou em nossas famílias e casamentos. Inúmeras pessoas não conseguem mais dar conta dos seus problemas. Por isso a Bíblia nos convida a lançar nossas cargas sobre Jesus:“Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado” (Sl 55.22).
Davi era uma pessoa como eu e você, com traços de caráter positivos e negativos. Ele sabia o que era simpatia e antipatia, era uma pessoa com pontos fortes e outros menos fortes. Mas, apesar de seus erros e fraquezas, Davi era uma pessoa que buscava a Deus de todo o coração. Ele tinha consciência profunda de sua pecaminosidade. E justamente por isso ele vivia na dependência do perdão de Deus. Além disso, Davi era um homem ligado à Bíblia, que amava a Palavra de Deus e se orientava por ela. Davi se destacou acima de tudo por uma coisa: seu profundo anseio pela salvação de Deus, seu anseio pelo Salvador: “Suspiro, Senhor, pela tua salvação...” (Sl 119.174).

Diante do desmantelamento atual do resquício que existia de segurança pública, defrontamo-nos com...

"O ESTADO COVARDE"

Uma coisa espantosa no Brasil de hoje é a candura, a inocência pueril ou mongolóide com que, num país onde ocorrem 50 mil homicídios por ano, as pessoas se acomodam à violência como uma fatalidade inevitável , dizendo de si para si que aquilo que não tem remédio remediado está, e saem buscando soluções para outros problemas em volta. Digo cinqüenta mil porque é a estatística oficial da ONU. Segundo o repórter espanhol Luís Mir são 150 mil. Mas, se fossem cinqüenta mil, já seria o equivalente a três guerras do Iraque por ano, em tempo de paz.

19 de jul. de 2010

FLÁVIO JOSEFO, O GENERAL JUDEU QUE TESTEMUNHOU A EXISTÊNCIA HISTÓRICA DE JESUS


Galileia, julho de 67 d.C. Estamos na região onde Jesus viveu seus suaves dias de menino, de adolescente e de rapaz, ao lado de José, ao lado de Maria, ao lado de seus irmãos.

Já não se vê Jesus andar,

na Galileia, sobre o mar;

nem multidões se vê passar,

para Cristo na cruz pregar,

diz a letra do belo hino do cantor e compositor norte-riograndense José Costa, meu pai. E quase dois mil anos distantes daqueles conturbados e gloriosos dias em que Jesus Cristo homem viveu entre os homens, é José Costa que inspiradamente canta o que tem-se constituído, há quase dois milênios, no brado triunfal da Igreja:

Levando as cargas ou os cargos?


L Rogério


“Levai as cargas uns dos outros,
e assim cumprireis a lei de Cristo.” (Gl. 6.2)

Já não é de hoje que a igreja tornou-se um ambiente quase corporativo. Nos últimos anos tentou-se até quebrar um pouco essa imagem trocando a palavra "departamento" por "ministério". Contudo, a igreja contemporânea tem mais patentes do que muitas empresas por aí. Obviamente essa hierarquização faz-se necessária diante do crescimento das denominações. As contribuições financeiras aumentam a cada dia, novos membros chegam e precisam ser inseridos no corpo, cada faixa etária precisa de um acompanhamento específico e assim, proliferam-se a departamentalização e a necessidade de novos líderes.

Você quer pregar, ser rico e ter sucesso, ao mesmo tempo?


1° - Assista vários DVDs de pregadores famosos. Observe como gesticulam, o timbre de voz e os principais jargões utilizados na pregação. Depois tente imitá-los com perfeição.

2° - Faça sua autopromoção. Confeccione cartões de visitas, crie um bom perfil no Orkut com fotos de onde você já pregou e não esqueça de deixar pelo menos dois números para contato.

3° - Crie seu network. Faça amigos que também preguem, de preferência aqueles que conheçam alguns lugares que você poderá pregar um dia.

OS CRISTÃOS EVANGÉLICOS E AS PESQUISAS PRÉ-ELEITORAIS

OS CRISTÃOS EVANGÉLICOS E AS PESQUISAS PRÉ-ELEITORAIS
Diversas pesquisas pré-eleitorais estão por aí, sendo veiculadas na mídia. É preciso cautela para não sofrer influências delas. Não consigo crer que sejam 100% honestas e desinteressadas, embora torça para que sejam.

Juíza argentina se nega a casar gays mesmo que custe sua própria vida .

Juíza argentina se nega a casar gays mesmo que custe sua própria vida .
Uma juíza de paz argentina afirmou nesta sexta-feira que jamais realizará o casamento de casais homossexuais, um dia depois de o Senado aprovar uma lei que autoriza essas uniões.
"Que me acusem do que quiser. Deus me diz uma coisa e eu vou obedecer n de lo que quieran. Dios me dice una cosa y yo la voy a obedecer com todo rigor, mesmo que custe meu posto, e mesmo que me custe a vida, porque primeiro está o que Deus me diz", afirmou Marta Covella, juíza de paz da cidade de General Pico.

E não era para baixar com o "Estatuto do Desarmamento?

USO DE ARMAS DE FOGO EM HOMICÍDIOS CRESCE MAIS DE 12%

Mesmo com a promulgação do Estatuto do Desarmamento em 2003, o uso de armas de fogo para cometer homicídios cresceu 12% em 12 anos no Brasil, segundo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM)O estudo ainda aponta que algumas regiões do Brasil contabilizam taxas de assassinados semelhantes a de países em guerra. Em 1996, conforme a CNM, o uso de revólveres e pistolas estava presente em 59% dos quase 40 mil assassinatos registrados. Em 2008, 71,3% dos mais de 48 mil homicídios foram cometidos com armas de fogo. A comparação dos dados mostra que, a partir de 2003, 7 de cada 10 mortes foram causadas por revólveres e pistolas. Em 2008, segundo os dados, praticou-se uma média de 95 homicídios com armas de fogo por dia.