Faça sua busca aqui.

Romanos 10.14...
"... Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?..."

9 de jan. de 2010

Benefícios da substituição do sal para a saúde cardiovascular

Data: 08/01/2010 Autor(a): Chico Damaso Fotógrafo: Camila G. Marques

A atual recomendação da Organização Mundial da Saúde é que o consumo diário de sal não exceda 6 g por dia, o que equivale a uma colher de chá. No entanto, o consumo está muito além disso. Nos países ocidentais chega a 10 g em média, enquanto que no Brasil, assim como nos países asiáticos e na Europa oriental atinge 12 g.

Para se ter uma ideia, um estudo recém-publicado pelo periódico British Medical Journal revela que uma redução de pelo menos 5 g no consumo diário de sal seria capaz de diminuir o risco de acidente vascular cerebral em 23%, e o de doenças cardiovasculares em 17%.

Isso significa que a redução do consumo de sal evitaria mais de um milhão de mortes ao ano por acidente vascular cerebral e outras três milhões por doenças cardiovasculares em todo o mundo, no mesmo período. A explicação para isso está no fato do consumo de sal estar diretamente ligado a hipertensão arterial, que por sua vez está presente em cerca de 50% dos casos de doença das coronárias e em 60% dos acidentes vasculares cerebrais.

Estudos também têm alertado para um novo aliado da pressão arterial: o potássio. Já é consenso entre especialistas que o consumo regular de potássio é capaz de reduzir a pressão arterial. O ideal, portanto, é que pouco a pouco o sódio seja substituído pelo potássio em benefício da redução do risco de doenças cardiovasculares.

Sódio e potássio

Para aumentar o consumo de potássio, abuse de alimentos como feijão, ervilha, vegetais verde-escuros, banana, melão, cenoura, beterraba, frutas secas, tomate, batata inglesa e laranja. Na outra ponta, podemos começar a reduzir o consumo de sódio com a simples medida de retirar o saleiro da mesa. Para temperar a comida, o sal e outros condimentos industrializados devem dar lugar a ervas como a sálvia, tomilho, louro, cebolinha, alecrim, e outros, que podem temperar a comida adequadamente. Devem ser evitadas as conservas, enlatados e salgadinhos, bem como carnes processadas, embutidos e fast food.

Bibliografia(s)

III Consenso Brasileiro de Hipertensão Arterial. Sociedade Brasileira de Nefrologia. Disponível em http://www.sbn.org.br/Diretrizes/cbha4.htm. Acessado em 10/12/2009.

Strazzullo P, D’Elia L, Kandala NB, Cappuccio FP. Salt intake, stroke, and cardiovascular disease: meta-analysis of prospective studies. British Medical Journal. 2009;339(241):b4567.

8 de jan. de 2010

ESBOÇO DA LIÇAO N° 2 DO 1 TRI-2010

Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas Dominicais
Pastor Presidente: Ailton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 – Santo Amaro – CEP. 50040 – 000 Fone: 3084 1524

LIÇÃO 02 – O CONSOLO DE DEUS EM MEIO À AFLIÇÃO

INTRODUÇÃO

A segunda epístola aos Coríntios é a carta mais pessoal do apóstolo Paulo. Nela, o apóstolo conta suas lutas mais renhidas e suas aflições mais intensas. Nessa carta, Paulo revela seu sofrimento e suas dores mais profundas mais do que em qualquer outra epístola. A lista de seus sofrimentos aparece três vezes nessa carta (II Co 4.7-12; 6.4-10; 11.23-28). Mas, a palavra chave de II Coríntios não é sofrimento, e sim, consolo. Consolo é o grande tema de toda a carta. Ela está cheia, do começo ao fim, de sofrimento que se transforma em júbilo, fraqueza que se transforma em força, e derrota que se transforma em triunfo. A epístola começa e termina com consolo (II Co 1.3; 13) porque o apóstolo tinha a certeza de que “... como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.” (II Co 1.5).

I – UMA SAUDAÇÃO ESPECIAL E INSPIRADORA

Como era comum em suas epístolas, o apóstolo Paulo inicia a Segunda Epístola aos Coríntios descrevendo a autoria, destinatários e uma breve saudação. Destacaremos alguns aspectos dessa introdução:

1.1 Paulo apresenta-se como representante de Cristo. “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus...” (I Co 1.1a). A palavra “apóstolo” quer dizer “enviado”. A princípio, era considerado apóstolo somente aqueles que pertenciam ao grupo dos doze (Mt 10.2; Lc 6.13; At 1.2). Com a morte de Judas Iscariotes, Matias foi escolhido para substituí-lo (At 1.21-26). Mais tarde, o próprio Senhor Jesus apareceu a Saulo (At 9.1-19), e o comissionou para ser apóstolo dos gentios (At 14.14; Rm 11.13; I Tm 2.7; II Tm 1.11). Embora ele tenha sido chamado depois da morte e ressurreição do Senhor Jesus (I Co 15.8), ele tornou-se o maior evangelista e plantador de igrejas, além de grande teólogo.

1.2 Paulo demonstra convicção do seu chamado “... pela vontade de Deus...” (II Co 1.1b). Era comum, em suas epístolas, o apóstolo demonstrar a convicção do seu apostolado, principalmente pelo fato de algumas pessoas duvidarem de seu chamado. Por isso ele diz: “... pela vontade de Deus...” pois, ele não havia constituído a si mesmo como apóstolo, nem estava desempenhando o apostolado por indicação humana, e sim, pela vontade de Deus (Rm 1.1; I Co 1.1; Gl 1.1).

1.3 Paulo se dirige à igreja de Deus. “... à igreja de Deus...” (II Co 1.1c). O apóstolo deixa bem claro aos seus destinatários que a igreja tem um dono absoluto. Ela é de Deus. Com freqüência, ele considera a igreja como possessão de Deus (I Co 1.2; 10.32;11.16; 15.9; I Ts 2.14; II Ts 1.4). Isso nos faz lembrar de que a igreja não é uma mera associação de indivíduos que pensam de maneira semelhante, mas uma comunidade de pessoas que pertencem a Deus, e com quem desfrutam de comunhão (I Jo 1.3).

1.4 Paulo inclui todos os crentes espalhados pela província da Acaia. “todos os santos em toda a Acaia” (II Co 1.1d). Paulo menciona como destinatários, não só os cristãos em Corinto, como também os de toda a Acaia, que era uma província romana que incluía a antiga Grécia. Paulo os denomina de “santos”. A palavra grega utilizada pelo apóstolo é “hagios” e significa “santo” ou “aquele que se separa do mal e dedica-se ao serviço divino”. Devemos lembrar que este termo não traz a idéia romana de canonização; e sim, refere-se ao fato de que todos os crentes são chamados por Deus para serem separados do pecado e para sua possessão especial.

1.5 Paulo roga bênçãos excelentes para a igreja. “Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo” (II Co 1.2). Os termos “Graça” e “paz” era comum nas saudações paulinas (Rm 1.7; I Co 1.3; Gl 1.3; Ef 1.2). Essas duas bênçãos sintetizam a essência da salvação. A graça é a causa da salvação; e a paz o resultado dela. A palavra grega “charis”, que significa “graça”, refere-se ao dom imerecido de Deus que foi demonstrada pelo envio de seu Filho ao mundo a fim de efetuar a salvação da humanidade (Rm 5.18; II Co 8.9; Tt 2.11). Já a palavra grega “eirene”, que significa “paz”, traz a idéia de “bem-estar” ou “quietude”. Na Bíblia, paz não significa apenas ausência de guerras e conflitos, e sim, a profunda quietude do coração firmada na convicção de que Deus está no comando de todas as coisas. As Escrituras afirmam ainda que a paz é um dos aspectos do fruto do Espírito que se manifesta no crente (Gl 5:22); que a paz resulta da justificação (Rm 5:1); e que Cristo é a nossa paz (Is. 9:6; Jo 14:27; Ef 2:14).

II – QUEM É DEUS?

Depois de sua saudação inicial, o apóstolo Paulo escreve uma ação de graças pelas consolações que Deus lhe concedeu, fazendo três declarações acerca de Deus. Vejamos:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação” (II Co 1.3).

2.1 Deus é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo afirma, em primeiro lugar, que Deus é pai do Senhor Jesus. O próprio Deus testificou esta filiação por ocasião do batismo de Jesus (Mt 3.17; Mc 1.11) e de sua transfiguração (Mt 17.5; Mc 9.7). Quando o apóstolo revela que Deus é o pai do Senhor Jesus, está, na verdade, revelando aos crentes em Corinto, a dimensão da obra de Cristo, pois, é por causa de Jesus Cristo que podemos chamar Deus de “Pai” (Mt 6.9), e nos aproximar dele como seus filhos (Jo 1.12). Deus vê em nós seu Filho e nos ama como ama seu Filho (Jo 17.23).

2.2 Deus é o Pai de misericórdias. A expressão “pai de misericórdias” não significa apenas “pai misericordioso”, e sim, a fonte inesgotável de todas as misericórdias; pois, misericórdia é um atributo moral de Deus, e todas as misericórdias têm sua origem em Deus, e só podem ser recebidas dele. O profeta Jeremias diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim” (Lm 3.22). A Bíblia fala da riqueza das misericórdias de Deus (Sl 5.7; 69.16); da multidão das suas misericórdias (Sl 51.1); e da grandeza da sua misericórdia (Nm 14.19).

2.3 Deus é o Deus de toda consolação. Não há consolação verdadeira, profunda e eterna, a não ser em Deus. Dele emana toda sorte de consolo para nossas vidas, pois, somente em Deus nossa alma encontra abrigo e refúgio. Deus não é uma fonte passiva de consolo, mas o agente ativo de toda consolação. É Deus quem nos conforta e nos anima em toda a nossa tribulação (II Co 7.4-6; Fp 2.1; II Ts 2.16).

III - AFLIÇÃO E CONSOLO

Depois de fazer as três declarações acerca de Deus, o apóstolo Paulo exorta os cristãos de Corinto acerca da consolação. Vejamos o que ele diz:

3.1 Deus nos consola em toda a nossa tribulação (II Co1.4a). O fato de sermos cristãos não nos isenta de tribulações. O próprio Jesus disse: “...no mundo tereis aflições...” (Jo 16.33); e, o próprio apóstolo Paulo sabia muito bem o que era padecer, pois enfrentou diversas aflições e tribulações, tais como: perseguições, açoites, prisões, apedrejamentos, naufrágio, fome, sede e muitos perigos de morte (II Co 11.23-29). Mas, ele tinha a convicção que, em meio às aflições, podia contar com o consolo divino. Por isso, ele diz: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” (II Co 4.8,9).

3.2 Somos consolados para também consolarmos a outros. Acerca disso, Paulo diz: “...para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação...” (II Co 1.4b). Isto nos ensina que somos consolados para sermos consoladores; não somos confortados para vivermos confortáveis, mas para confortarmos a outros. Nossas angústias têm um propósito, e nossas feridas tornam-se fontes de consolo. Nossas lágrimas tornam-se óleo terapêutico; nossas experiências, instrumentos de encorajamento para outras pessoas. As dificuldades que Paulo enfrentou não foram uma forma de castigo por algo que ele havia feito, e sim, um treinamento para capacitá-lo a ajudar a outros.

3.3 Devemos consolar com a mesma consolação que somos consolados. O apóstolo diz que devemos consolar “... com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus” (II Co 1.4c). A palavra “consolar” aqui é “paraklesis” e significa “colocar-se ao lado de uma pessoa , encorajando-a e ajudando-a em tempos de aflições”. Deus, muitas vezes, permite que haja aflições em nossas vidas, a fim de que, tendo experimentado seu consolo, possamos consolar a outros, com a mesma consolação que recebemos dEle. O apóstolo aprendeu, nas suas muitas aflições, que nenhum sofrimento, por severo que seja, impede que consolemos a outros. Ele mesmo diz que foi consolado pelos coríntios: “Por isso fomos consolados pela vossa consolação...” (II Co 7.13).

IV – O QUE O APÓSTOLO ENSINA SOBRE O SOFRIMENTO E CONSOLAÇÃO?

Diversas vezes nesta Epístola, Paulo ressalta que a vida cristã envolve sofrimento e consolação divina. A palavra “consolação” e seus derivados aparecem dez vezes nos versículos 3 a 7, e 29 vezes em toda a epístola. Vejamos alguns exemplos:

4.1 Deus permite o sofrimento na vida de seus filhos. “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo” (II Co 1.5). Os “sofrimentos de Cristo” significa, os sofrimentos suportados por causa de Cristo. Existe determinados tipos de sofrimentos que enfrentamos exatamente porque pertencemos a Cristo. Por isso Paulo diz: “Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja” (Cl 1.24). Paulo já havia suportado muitas provações e sofrimento por causa de Cristo e de sua obra. Ele já havia sido insultado (At 13.45); foi objeto de planos de assassinos (At 14.5); foi apedrejado (At 14.19,20), açoitado e lançado em prisão (At 16.22,23). Por isso, ele tinha convicção que em sempre Deus nos livra do sofrimento; mas nos socorre no sofrimento.

4.2 O nosso sofrimento produz consolo e salvação para outros. “Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação...” (II Co 1.6). Paulo nos ensina que as provações que sofremos por Cristo e pelo evangelho podem abrir portas de salvação para outras pessoas. Assim como suas cadeias e tribulações pavimentaram o caminho para a evangelização dos povos; e a prisão, tortura e morte de milhares de cristãos durante os anos da perseguição romana fez com que a mensagem do evangelho se espalhasse por todo o mundo

4.3 Não estamos isentos do sofrimento, mas temos a convicção do consolo divino. “A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação” (II Co 1.7). Paulo nos ensina que o crente bebe tanto o cálice do sofrimento como a taça da consolação. Ele nem sempre é poupado das feridas; mas também recebe o óleo do consolo. Ser cristão não é ser poupado das provas, dos vales, dos desertos, das fornalhas, das covas dos leões, das prisões ou da morte. Mas ser crente é ser confortado em todas essas circunstâncias adversas. Por isso ele diz “Grande é a ousadia da minha fala para convosco, e grande a minha jactância a respeito de vós; estou cheio de consolação; transbordo de gozo em todas as nossas tribulações” (II Co 7.4).

CONCLUSÃO

Ao lermos a segunda epístola aos Coríntios, compreendemos que a vida cristã não nos isenta de aflições e tribulações. Ao contrário do que prega e ensina a teologia da prosperidade, o cristão enfrenta neste mundo muitas adversidades. Mas, em meio as aflições que enfrentamos no dia-a-dia, podemos obter o consolo de Deus, por meio de Cristo. É por esta razão que o apóstolo Paulo escreve aos tessalonicenses, dizendo: "E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra” (II Ts 2.16,17).

REFERÊNCIAS:

· Bíblia de Estudo Pentecostal. Donald C. Stamps. C.P.A.D. · 2 Coríntios, O Triunfo de um Homem de Deus Diante das Dificuldades. Hernandes Dias Lopes. HAGNOS. · II Coríntios, Introdução e Comentário. Colin Kruse. VIDA NOVA. · I e II Coríntios, Os Problemas da Igreja e Suas Soluções. Stanley M. Horton. C.P.A.D.

INVESTIGAÇÃO EXPÕE SEGREDOS DOS ATUAIS RITUAIS DE SACRIFÍCIOS HUMANOS EM UGANDA

Ex-curandeiros simulam uma cerimônia de iniciação em Lira, no norte de Uganda.

Uma investigação da BBC revelou que rituais envolvendo o sacrifício de crianças em Uganda são muito mais frequentes do que se imaginava e, segundo autoridades do país, estariam aumentando. Um curandeiro levou a equipe de jornalistas ao seu altar secreto e disse que tinha clientes que regularmente capturavam crianças e traziam seu sangue e órgãos para serem oferecidos aos espíritos.

Também falando à BBC, um ex-curandeiro que hoje faz campanha para o fim dos sacrifícios confessou, pela primeira vez, que matou 70 crianças, incluindo o próprio filho. O governo de Uganda disse que a prática de sacrifícios humanos está aumentando no país. Segundo o chefe da Força-Tarefa Contra o Tráfico e Sacrifício de Humanos, Moses Binoga, os crimes estão diretamente vinculados a um maior desenvolvimento e prosperidade e a uma crença cada vez maior de que a feitiçaria pode ajudar a pessoa a enriquecer rápido.

Depoimento

Segundo um curandeiro envolvido na prática, os clientes vão até ele em busca de dinheiro. "Eles capturam filhos de outras pessoas e depois trazem sangue e órgãos direto para cá para oferecer aos espíritos", disse o homem à BBC. "Eles trazem (as oferendas) em latas pequenas e as colocam sob a árvore de onde ouvem as vozes dos espíritos". Quando indagado com que frequência o sangue e os órgãos eram trazidos, o feiticeiro respondeu: "Em média três vezes por semana". No altar, a reportagem da BBC viu um jarro com sangue e o que parecia ser um fígado de tamanho grande. Não foi possível determinar se se tratava ou não de material humano. Durante as investigações, o altar deste curandeiro, situado na região norte de Uganda, foi queimado por militantes que fazem campanha contra os sacrifícios humanos. O homem negou estar envlvido em ou ter incitado assassinatos, dizendo que os espíritos falam diretamente aos clientes. Ele disse que recebe cerca de US$ 260 por consulta mas acrescentou que a maioria do dinheiro vai para seu "chefe".

O diretor da organização criada para combater os sacrifícios humanos, comissário-assistente Moses Binoga, da polícia de Uganda, disse conhecer o chefe mencionado pelo curandeiro. Segundo o comissário, o homem estaria envolvido em cinco ou seis cartéis de proteção a curandeiros operando no país. Binoga disse que em 2009 a polícia abriu 26 inquéritos sobre assassinatos onde havia sinais de sacrifícios rituais, em comparação com apenas três casos desse tipo em 2007. "Também temos cerca de 120 crianças e adultos desaparecidos cujo destino ainda não foi estabelecido. Não podemos excluir a possibilidade de que tenhamr sido vítimas dos rituais de feitiçaria". Entidades de campanha pela proteção de crianças dizem, no entanto, que o número é muito maior, já que alguns desaparecimentos não são comunicados à polícia.

Militância O ex-curandeiro e hoje militante pelo fim dos sacrifícios humanos Polino Angela disse que conseguiu persuadir 2.500 pessoas a abandonar a prática desde que ele próprio deixou a atividade, em 1990. Angela disse que foi iniciado em uma cerimônia no país vizinho Quênia. Na ocasião, um menino de 13 anos foi sacrificado. "A criança foi cortada no pescoço com uma faca, depois, todo o comprimento, desde o pescoço até embaixo, foi aberto e a parte aberta foi colocada sobre mim", disse o ex-curandeiro. Ao retornar a Uganda, o feiticeiro foi ordenado a matar seu próprio filho. "Enganei minha esposa, me certifiquei de que todos tinham saído e de que estava à sós com meu filho. Uma vez que ele estava de bruços no chão, usei uma faca grande como uma guilhotina". Hoje, Angela acredita estar se redimindo do que fez. "Estive em todas as igrejas e sou conhecido como um guerreiro na luta para pôr fim à feitiçaria que envolve o sacrifício humano, acho que isso me 'compensa' e me exonera", disse Angela. O ministro da Ética e Integridade do país, James Nsaba Buturo, disse que "punir retrospectivamente causaria problemas... se pudermos persuadir os ugandenses a mudar, acho muito melhor do que voltar ao passado". Entidades de proteção à criança vêm tentando chamar a atenção para casos recentes de sacrifícios rituais e pedem que novas leis sejam criadas para regulamentar as atividades dos curandeiros. Sobrevivente Em um processo contra um suposto feiticeiro que deve ser julgado neste ano em Uganda, a polícia contará com o depoimento de um menino que sobreviveu ao sacrifício. Mukisa tem três anos de idade e quase morreu após seu pênis ter sido decepado. Ele sobreviveu graças à ação rápida dos cirurgiões e mais tarde disse à polícia que tinha sido mutilado por um vizinho que, segundo relatos, possui um altar de sacrifícios. Falando à BBC, a mãe de Mukisa disse: "Toda vez que olho para ele, me pergunto como será seu futuro, um homem sem um pênis, e como ele será visto na comunidade". Fonte: BBC NOTA: O que está acontecendo em Uganda, ao que tudo indica, não é um fato isolado. Na África, percebe-se que a prática do xamanismo animista vem crescendo, inclusive com o apoio da preservação (e até a expansão) , pela ONU. As raízes de vários ritos xamânicos no interior da África, bem como nos povos andino - especialmente o que se nos ficou de legado do que era comum nas épocas maia e asteca -, são cada vez mais ovacionadas e vistas como "manifestações culturais" destes povos que devem ser preservadas, de acordo com a entidade. Isto deve acontecer porque não são os filhos doa parlamentares do Ocidente ou da ONU que estão tendo suas gargantas cortadas e sendo abertos ao meio, numa forma extremamente material e horrenda de expressarem o ápice deste tipo de prosperidade: a cobiça por bens materiais!

7 de jan. de 2010

Marcos Sadao Shirakawa assume Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Agora, Marcos Sadao Shirakawa comanda também uma das mais importantes Bandas Sinfônicas do país, considerada a principal usina de criação contemporânea da música sinfônica

Música maravilhosa e trabalho engajado: Marcos Sadao Shirakawa, regente principal da Banda Sinfônica de Cubatão começa o ano de 2010 com um delicioso desafio: estará, também, à frente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Com uma história dentro da Sinfônica Estadual que já dura 20 anos, o maestro diz estar realizando um sonho.

A carreira do maestro se confunde com o crescimento e as mudanças de conceitos das Bandas Sinfônicas de Cubatão e do Estado de São Paulo. Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da USP, Universidade de São Paulo, Sadao estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista. Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria.

Foi chefe de naipe dos trombones da Sinfônica do Estado de 1989 a 2004. Em 2002 passou a comandar a Banda Sinfônica de Cubatão. Em 2005 atuou como regente convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul e foi regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo de 2000 a 2009. Ano passado mesmo, passou a ser regente assistente da Sinfônica do Estado, dividindo, assim, o tempo de trabalho entre a capital e a cidade de Cubatão.

Dono de um estilo inconfundível, cheio de carisma, Marcos Sadao Shirakawa assume o cargo ocupado pelo maestro Abel Rocha que, desde 2004, realizou um extraordinário trabalho de promoção do conjunto, transformando a Sinfônica em um dos mais originais e atuantes do país. Marcos Sadao lidera a Sinfônica já com a grande responsabilidade de manter o nível técnico, justificando, assim, a continuidade de ações pioneiras como a programação em forma de assinaturas, o que também demonstra a seriedade e compromisso do trabalho. Com verba modesta, sua temporada inclui repertórios criteriosos, a produção de óperas, estréias de obras encomendadas e a participação de solistas de nível internacional.

Mas tudo isso só foi possível porque Marcos Sadao encontrou em Cubatão uma cidade disposta a acreditar em seu talento como maestro: "Quando iniciei os estudos de regência tinha como uma das metas especializar-me em banda sinfônica e chegar a reger um dia a Sinfônica do Estado. Mas isso só foi possível porque Cubatão acreditou no meu trabalho, mesmo sendo um regente em começo de carreira", afirma o maestro.

A oficialização do cargo acontece no mês que vem, costurando de vez, uma história de amor entre um maestro, a música e duas Banda Sinfônicas que o inspiram mutuamente. Marcos Sadao sabe que é difícil estar no comando de grupos musicais tão importantes, pois isto significa trabalho duro todo dia. Mas ele não tem escolha. E no fundo, não quer outra coisa.

Texto: Morgana Monteiro

Foto: SECULT

Fonte: Informa Cubatão

O lìder Ideal para as CRIANÇAS

Vivemos em um tempo em que nossas crianças estão sintonizadas com a tecnologia: elas sabem mexer nos aparelhos de vídeos, de televisões, em DVD's, computadores e celulares, muito melhor que muitos adultos. Estão sendo criadas numa sociedade em que impera a sensualidade e a sexualidade. Os filmes, desenhos animados e novelas estão repletos de mensagens sobre espíritos encarnados, bruxarias e demônios.

A propaganda está formando consumidores que querem ter, sem poder. Muitos pais estão sem saber como educar seus filhos, pois as crianças fazem o que querem, na hora que querem e do jeito que querem, não respeitam nenhum tipo de autoridade.

Diante disto ficamos a pensar: Como ser um líder ideal para as crianças neste tempo? A resposta a esta pergunta está na Palavra de Deus. É ela que deve direcionar o nosso agir, independente do tempo em que se vive. Com base no que Jesus falou a Pedro, em João 21.15-17, podemos dizer que líder ideal é aquele que "pastoreia os cordeiros" do Senhor. Pastorear implica em ter um coração bondoso e amor pelas crianças. Se não tivermos amor por elas não iremos pastoreá-las e a qualquer momento poderemos desistir da missão e deixá-las nas mãos dos lobos, que só querem devorá-las.

O líder ideal precisa ser alimentado por Jesus, para tanto, ele precisa orar e estudar a Palavra de Deus e assim ter comunhão com o Senhor. É necessário ter convicção profunda do seu amor por Jesus, pois é só amando-o que terá prazer em gastar a sua vida para servi-lo. O serviço deve ser fruto do seu amor a Deus, se assim não for, não terá valor, embora realize muitas atividades pensando que agradará ao Senhor. É por intermédio do líder que Deus deseja abençoar a vida dos cordeiros. Para tanto, é necessário que o líder deixe o Senhor operar primeiro em sua vida. A principal atividade de quem pastoreia é prover alimento de qualidade. Os "cordeiros do Senhor" precisam ser alimentados com as verdades bíblicas. Isso implica em dedicar o seu tempo para preparar o alimento. O ensino deve ser dado de modo que "os cordeiros" tenham prazer em recebê-lo e sintam vontade de ter mais a cada dia. Alimentar os "cordeiros do Senhor" é um trabalho contínuo, que vai além do encontro semanal. Sempre que houver oportunidade o líder deve estar em contato com os cordeiros do Senhor, além de orar por eles e ser exemplo na vida de cada um. "Pastorear os cordeiros" significa ter trabalho. O líder terá que se empenhar no preparo do material que irá usar, preparar o ambiente onde os cordeiros se reunirão, estudar o que irá falar e tudo tem que ser feito com capricho. O líder ideal precisa ser bondoso, justo, ter bom humor, dar direção certa, ter seriedade no trabalho e alegria em cuidar dos "cordeiros". Precisa saber que também é um "cordeiro do Senhor" e que na missão de "pastorear os cordeiros", não está sozinho, pois Jesus, o filho de Deus é o Maior dos Cordeiros e está pastoreando o seu coração. Ele dá visão de tudo que precisa ser feito e anima os seus cordeiros quando estes, diante das lutas cotidianas, se sentem impotentes.

Um líder cumprirá a sua missão na terra quando for um líder ideal na vida daqueles que o próprio Deus o ensinou amar e, as crianças ou cordeiros deste tempo poderão ser abençoadas e aprenderão a amar a Deus e ao próximo e serem encaminhadas para o céu. Você tem sido um líder ideal para as crianças?

COMO ADMINISTRAR O CULTO INFANTIL

“As crianças devem receber uma atenção especial, pois são o futuro de nossas igrejas, não só das igrejas como de uma sociedade inteira”.A maioria das pessoas conhece esta afirmativa e concorda com ela, no entanto ela não é vivida nas Igrejas em geral.

O que é presenciado muitas vezes é o descaso e falta de responsabilidade com que o ministério infantil é tratado. Onde não há descaso e irresponsabilidade há falta de preparo e de recursos para que uma educação infantil de qualidade seja realizada. Tal afirmativa pode trazer um efeito negativo que é o deixarmos para depois um trabalho mais sério, especialmente no que tange ao trabalho voltado para as crianças.

O que fazer para mudar este cenário? Como podemos tratar e educar nossas crianças como devem ser educadas?Noção de Ministério:O primeiro obstáculo que deve ser derrubado quando falamos ministério infantil é entendê-lo como tal, ou seja, como ministério.Atos 6.2-6 nos mostra que os discípulos foram escolhidos por Deus para um ministério, os diáconos por sua vez também foram escolhidos por Deus, no entanto para um ministério diferente dos discípulos. Em Efésios 4.11-12, Paulo mostra que uns foram chamados para apóstolos, outros para profetas, ensino etc. Enfim todos temos um chamado para um mistério específico e temos que encará-lo como tal.Este é o ponto de partida, pois se você não é chamada (o) para este ministério então não pode realizá-lo plenamente.Pensando assim algumas coisas são esperadas das pessoas que são chamadas:*As pessoas que são chamadas buscam orientação de Deus para seu ministério.

As pessoas que são chamadas buscam dar o exemplo (se tornar padrão).*As pessoas chamadas são submissas e dispostas a trabalhar*As pessoas que são chamadas dão seu máximo.Como Trabalhar no Ministério Infantil?Há muitas pessoas que entendem que para trabalhar com crianças é preciso ser engraçado, palhaço mesmo. Entretanto a maioria das crianças não gosta de ser tratada dessa forma. Nos dias de hoje, criança não é mais tão criança assim. Basta olharmos o tipo de programação infantil que há na televisão, os desenhos, as músicas. A criança tem amadurecido com muita rapidez.Ao estar á frente de um grupo infantil você deve entrar sério, falando sério, mas com carinho, você vai conquistar os pequeninos.

A criança gosta de um adulto não porque ele é palhaço, mas porque ele lhe dá atenção e a respeita. Se você souber mostrar que é o líder, poderá usar essa autoridade ao longo do seu trabalho. Haverá momentos em que você precisará dar aquela olhada séria para um ou outro, e se não tiver autoridade, as crianças poderão até encarar você.Fazemos com entusiasmo aquilo que gostamos. Para trabalhar no ministério infantil o entusiasmo é muito importante, pois sem ele não conseguiremos acompanhar o ritmo “exaustivo” que o ministério nos pede.Aqueles que não têm chamado para o ministério infantil dificilmente conseguiram manter-se entusiasmados frente às dificuldades e não agüentaram este ritmo “exaustivo”, assim vindo a desistir ou realizar o trabalho de forma mecânica, “empurrando com a barriga”.Como organizar o Ministério Infantil?Para dar início à organização do trabalho com as crianças é de fundamental importância, um período dedicado à oração. O segundo passo é verificar as condições e possibilidades para, então, elaborar um programa. Para tanto, é importante:

1. Analisar o grupo de professores que está disponível, qual a sua experiência e se estão motivados.

2. Identificar as expectativas do grupo em relação às atividades a serem desenvolvidas.

3. Incluir todo o grupo nas atividades de planejamento. Se você planejar sozinho, vai acabar executando sozinho. Estimule a participação do grupo todo.

4. Distribuir as tarefas a serem realizadas pelo grupo, de acordo com as habilidades e possibilidades de cada um.

5. Avaliar a faixa etária das crianças que participam do Grupo Infantil.6. Na medida do possível, organizar as crianças em classes por faixa etária.

7. Avaliar a capacitação e disposição do grupo, para definir as atividades que serão realizadas, de acordo com as faixas etárias.Problemas mais comuns e possíveis soluções Não há espaço para ser utilizado somente pelo grupo infantil. Utilizar o próprio templo ou a área externa da igreja, desde que haja, pelo menos, a sombra de uma árvore. Neste caso atenção para a metodologia e recursos programados.Existe o espaço, mas não é possível adquirir o mobiliário.Fazer um mutirão para confecção do mobiliário mínimo necessário ou obter doação dos membros ou tentar adequar o que tem.Existe o espaço, mas não é possível adquirir o mínimo de material necessário, como: papel, lápis, cola, tinta, etc. Prepare uma pequena lista de material e entregue aos membros da igreja, mesmo os que não têm criança podem colaborar.

Promova gincanas a fim de arrecadar materiais.Preparando e executando o Culto InfantilO culto Infantil em algumas igrejas é o cultinho. Essa impressão surgiu para denotar que o trabalho era para as crianças, a ideia era mostrar um momento de louvor e adoração na linguagem da criança. Entretanto, cultinho também dá uma impressão de culto menor, inferior, o que não ocorre na realidade.

Culto a Deus é um grande momento e o culto das crianças não é cultinho; é o mais sublime momento de louvor que um ser humano pode entregar ao Senhor Criador, como o próprio Cristo afirmou (Mateus 21.16), desde que seja dirigido para esse fim, independentemente da idade daqueles que ali estão.Dentre os aspectos sobre a importância do culto infantil, destacaríamos que:

1 - Ele permite uma integração mais fácil daquelas crianças posteriormente no "culto dos adultos";

2 - Possibilita à criança um espaço para participar ativamente do culto, seja lendo a Bíblia, cantando, tirando oferta, orando, num contexto maior da congregação;

3 - Cria uma interação maior entre a igreja e as crianças.

4 - Ê uma forma didática de ensinar as crianças algumasdoutrinas importantes, tais como o dízimo, batismo, apresentação crianças, entre outras;

5 - Dá à criança um profundo senso de auto-valorização, tal qual Jesus fez quando pegou as crianças no seu colo e disse aos dissípulos que não as impedissem de virem a Ele. Precisamos nos dedicar às crianças, mais do que simplesmente passar a mão na sua cabeça.Como deve ser o culto infantil?Devemos lembrar que a criança, é diferente do adulto tem um tempo menor de atenção, por isso deve-se ter muito cuidado com a programação do culto infantil, para que o mesmo não seja muito extenso e venha se tornar enfadonho para a criança.È importante lembrar que estamos num culto com muita gente. Não apenas crianças, mas adultos também. O culto Infantil não é uma aula que se dá na Escola bíblica, onde há maior informalidade e descontração. O culto infantil é o meio-termo entre a atividade regular das crianças e a seriedade comum aos adultos.

A ordem de culto e os momentos que o compõem são referentes àquilo que os adultos praticam; as músicas, a mensagem, sua linguagem e a duração desse momento de louvor é o que é comum às crianças.Programação básica do Culto Infantil& Oração inicial& Hinos congregacionais& Leitura Bíblica& Oração& Equipe de louvor& Apresentação dos visitantes& Oportunidades& Oferta& Mensagem& Apelo& Considerações finais& Oração final

A História do Livro sem Palavras

Não há recurso mais utilizado para levar a palavra da SALVAÇÃO à criança do que o LIVRO SEM PALAVRAS.

Mundialmente os evangelistas e educadores infantis tem se esforçado para aprimorar a criatividade em revelar o Plano de Deus às crianças através das cores que simbolizam o Plano divino.

PREPARAÇÃO: Para trabalhar em cima do "livro sem palavras", fizemos um livro de páginas de feltro com as cinco cores da mensagem (dourado, preto, vermelho, branco, verde)

INTRODUÇÃO (motivação):

Hoje eu quero contar uma historia linda, diferente e muito colorida!!!" "Vejam, encontrei um livro bem colorido e diferente" (folheia o livro e faz cara de espanto). "Mas que estranho, este livro não tem palavras, nem gravuras" (mostra para as crianças) "Pois muito bem, então irei contar a História do Livro sem Palavras... Prestem atenção!"

HISTÓRIA:

Este livro tem páginas coloridas, e elas nos contam uma história maravilhosa. Querem ouví-la? Geralmente, quando lemos um livro, começamos na frente, não é? Mas com este vamos começar com a última página, para saber logo o fim da história. Minha História termina maravilhosamente. Termina no Céu!

PÁGINA DOURADA Esta página dourada nos fala do Céu. Não posso lhe dizer como é lindo o Céu, mas há um versículo da Palavra de Deus que nos dá uma idéia. É o Apocalipse 21:21 “E as doze portas eram doze pérolas...A praça da cidade é de ouro puro.” Mais do que isso, o céu é um lugar de alegria. Ninguém fica doente no Céu. Não há dores, nem sofrimentos, nem tristezas. Melhor ainda, ninguém morre. “E Deus enxugará dos olhos as lágrimas e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap 21:4) Somente Deus poderia criar um lugar tão maravilhoso. Você já sabia que Deus o ama tanto que quer que você esteja no Céu com Ele para sempre? Quando o Senhor Jesus voltou para o céu depois de morrer na cruz e ressuscitar dos mortos, Ele disse que ia preparar um lugar para nós. E Deus quer você lá com Ele para ser feliz eternamente.

PÁGINA PRETA Se a calçada na frente da sua casa fosse de ouro, quanto tempo ela ficaria ali? Uma noite? “Oh”, você diz, “alguém a roubaria”. Mas não é pecado roubar? Claro que é. E lá no Céu... “Nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada...e mentira” (Ap 21:27). Quer dizer que o pecado não poderá entrar no Céu para estragá-lo. Pense, então: Deus quer que cada um de nós vá para o Céu, mas se há pecado em nossos corações, este nos impede de entrar no Céu. A página preta representa o pecado em nossos corações, o pecado que nunca poderá entrar no Céu. A Palavra de Deus nos diz que “Todos pecaram” (Rm 3:23). Você também precisa dizer, “eu pequei”. Mas, escute... Deus tem Boas Novas para você! Ele tem um remédio que faz possível nos livrar dos pecados! Nós não podemos fazer nada para limpar os nossos corações. Mas Deus pode e o fará...se crermos no Evangelho: “que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras” (1 Co 15:3-4).

PÁGINA VERMELHA Esta página vermelha representa o precioso sangue do Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina que “o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1:7). Não é maravilhoso saber que Deus não somente nos ama tanto que nos quer no Céu, mas nos ama tanto que deu Seu único Filho para ser o nosso Salvador e para levar o castigo de nossos pecados? Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, Deus pôs sobre Ele os nossos pecados. Assim que diz 2 Co 5:21 “Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que n'Ele fôssemos feitos justiça de Deus”. Depois de morrer em nosso lugar, Jesus foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou! Viveu novamente! Jesus está vivo! E porque Ele vive, Ele pode vir morar em nossos corações. Ele diz agora: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa” (Ap 3:20). Quando convidamos o Senhor Jesus a entrar em nossos corações e ficar para nos salvar do pecado, Ele entra e fica.

PÁGINA BRANCA A página branca representa o coração limpo, que Jesus já purificou. Sabe quão branco ele faz o coração que O recebe? Tão branquinho como a neve? Não! Mais branco do que a neve! A Bíblia diz, “Lava-me, e ficarei mais alvo que a neve” (Sl 51:7b). Você não gostaria de ter o seu coração tão limpinho assim? Deus quer perdoar os seus pecados e purificar o seu coração, e assim Ele fará no momento que você receber Jesus como seu Salvador. Jesus já morreu em seu lugar; ele quer ser o seu Salvador; quer lhe dar a vida eterna...vida eterna no Céu. Jesus está batendo à porta do seu coração. Você precisa abrir a porta e deixá-lO entrar. Não quer fazer isso agora mesmo? Então, abaixe agora a sua cabeça e peça ao Senhor Jesus que entre em seu coração. Peça para Ele ser o seu Salvador. A salvação é um presente. Como fazemos ao receber um presente? Agradecemos, não é? Então, diga “muito obrigado” agora mesmo a Deus, o Pai. Agradeça a Deus por ter enviado o Senhor Jesus para morrer em seu lugar. Agradeça que Ele agora o salvou e perdoou seus pecados. Agradeça que Ele lhe deu agora a vida eterna.

PÁGINA VERDE A página verde nos fala da nova vida que recebemos quando aceitamos o Senhor Jesus com Salvador. Quais são as coisas verdes que existem na natureza? Sim, as ervas, as árvores, o gramado e as plantas em geral. E todas são coisas que têm vida. Vamos ler mais um versículo da Bíblia. É João 3:36 “Quem crê no filho tem a vida eterna”. Você agora crê no Senhor Jesus como Salvador e Senhor da sua vida (dono)? Então, este versículo fala de você. Diz que você tem o quê? Exatamente, você tem a vida eterna - o tipo de vida que precisamos ter para poder entrar no Céu. Você não está contente de ter recebido Jesus como seu Salvador? E, agora, esta nova vida precisa ser alimentada pela leitura da Palavra de Deus (2 Pe 3:18), e pela oração. Assim você irá crescendo espiritualmente na vida cristã, agradando ao Senhor Jesus na sua vida diária e ganhando outros para Ele.

4 de jan. de 2010

PÓLO NORTE MAGNÉTICO AVANÇA EM DIREÇÃO À RÚSSIA

O polo norte magnético da Terra está avançando em direção à Rússia a quase 64 quilômetros por ano devido a mudanças magnéticas no núcleo do planeta, afirma nova pesquisa. O núcleo é profundo demais para que os cientistas detectem diretamente seu campo magnético. Mas os pesquisadores podem inferir os movimentos do campo acompanhando como o campo magnético terrestre muda na superfície e no espaço. Agora, novos dados analisados sugerem que existe uma região de magnetismo em rápida transformação na superfície do núcleo, possivelmente sendo criada por uma misteriosa "pluma" de magnetismo proveniente do interior do núcleo. E essa região pode estar deslocando o polo magnético de sua posição de longa data no norte do Canadá, disse Arnaud Chulliat, geofísico do Institut de Physique du Globe de Paris, na França. Em Busca do Norte

O norte magnético, que é o lugar para onde as agulhas das bússolas realmente apontam, está próximo, mas não exatamente no mesmo lugar do Polo Norte geográfico. Neste momento, o norte magnético está próximo à ilha canadense Ellesmere. Por séculos, navegadores usam o norte magnético para se orientar quando estão distantes de pontos de referência reconhecíveis. Embora os sistemas de posicionamento global tenham em grande parte substituído essas técnicas tradicionais, muitos ainda consideram as bússolas úteis para se orientar sob a água ou no subterrâneo, onde não há sinal dos satélites de GPS.

O polo norte magnético se deslocou muito pouco desde a época em que os cientistas o localizaram pela primeira vez em 1831. Depois, em 1904, o polo começou a avançar rumo ao nordeste num ritmo constante de 15 km por ano. Em 1989, ele acelerou novamente, e em 2007 cientistas confirmaram que o polo está agora galopando em direção à Sibéria a um ritmo de 55 a 60 km por ano. Um deslocamento rápido do polo magnético significa que mapas do campo magnético devem ser atualizados com mais frequência para que usuários de bússola façam os ajustes cruciais do norte magnético para o verdadeiro Norte.

O Polo Itinerante Geólogos acreditam que a Terra tem um campo magnético porque o núcleo é formado por um centro de ferro sólido cercado por metal líquido em rápida rotação. Isso cria um "dínamo" que comanda nosso campo magnético. Os cientistas suspeitam há muito tempo que, como o núcleo fundido está em constante movimento, mudanças em seu magnetismo podem estar afetando a localização na superfície do norte magnético.

Embora a nova pesquisa pareça sustentar essa ideia, Chulliat não pode afirmar que o polo norte vai um dia mudar para a Rússia. "É muito difícil prever", disse Chulliat. Além disso, ninguém sabe quando e onde outra mudança no núcleo poderá se manifestar, fazendo o norte magnético se mover rumo a uma nova direção. Chulliat apresentou seu trabalho em um encontro da União Geofísica Americana, em São Francisco.

Fonte: Terra

NOTA: Essas mudanças globais, inclusive da percepção do quanto somos (seres humanos) frágeis, têm contribuído para que o homem repense seu papel no planeta e o que tem feito com o mesmo.

BIBLIA DAKE - Parecer Dr. PAULO ROMEIRO

Por: Dr. Paulo Romeiro

Muitas pessoas nos perguntam, freqüentemente, sobre uma Bíblia controvertida chamada Bíblia Dake, publicada em 2009 pela CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), em parceria com a Editora Atos. Assim, creio que as informações mais confiáveis, em português, sobre essa Bíblia de Estudos e Referências podem ser encontradas num livro publicado pela própria CPAD, como segue abaixo:

Hank Hanegraaff. Cristianismo em Crise. Rio de Janeiro. CPAD. 2006.

As citações a seguir sobre a Bíblia Dake foram retiradas deste livro conforme indicam as páginas onde elas aparecem.

Página 128:

“Devemos observar, nessa conjuntura, que o livro de Gênesis nunca retrata o homem como alguma espécie de soberano autônomo, e, sim, como um mordomo encarregado de cuidar da criação de Deus. A delegação, tal como a entendemos em nossa cultura, deixa inequivocamente claro que apesar de Deus ter conferido à humanidade um domínio relativo sobre a criação terrestre (cf. Gn 1.26.28), os seres humanos continuam sendo meros mortais, responsáveis pelo cuidado de tudo quanto Deus lhes confiou.

Mas os mestres da Fé substituem o ponto de vista bíblico do domínio, onde o homem assume a posição de autoridade delegada, pelo conceito antibíblico de deificação. Benny Hinn torna-se particularmente absurdo nesse aspecto, chegando a assumir ares de especialista quanto ao sentido hebraico da palavra domínio. De acordo com Hinn:

Adão era um superser quando Deus o criou. Não sei se as pessoas sabem, mas ele foi o primeiro super-homem que realmente viveu. Em primeiro lugar, as Escrituras declaram nitidamente que ele deveria ter domínio sobre as aves do ar, sobre os peixes do mar – o que significa que costumava voar. Naturalmente, como poderia ter domínio sobre as aves, sem ser capaz de fazer o que elas fazem? A palavra “domínio”, no hebraico, declara nitidamente que se você tem domínio sobre um sujeito, pode fazer tudo que ele faz. Em outras palavras, se esse sujeito fizer algo que você não pode fazer, então você não terá domínio sobre ele. E estenderei essa prova ainda mais além. Adão não somente voava, mas alcançava o espaço. Bastava-lhe um pensamento para chegar à lua.

Página 278:

Finis Dake, que exerceu profunda influência sobre muitos curandeiros da Fé, chegou mesmo a dizer:

Germes patogênicos, que são rigorosamente aliados da obra dos demônios... são, na realidade, agentes materiais de Satanás, que corrompem os corpos de suas vítimas. Nenhum remédio já foi encontrado que possa curar as enfermidades fora do sangue de Jesus Cristo. Nenhuma droga pode curar uma única enfermidade. Qualquer médico honesto admitirá que não há poder curativo nos medicamentos.

Tão Fácil Quanto 1-2-3

É tudo tão fácil como um, dois, três. Primeiro, se você está enfermo, a falta é toda sua. Segundo, a solução não é algum medicamento. Até mesmo mestres da Fé mais circunspectos do que Finis Dake continuam dizendo, basicamente, a mesma coisa: “Os medicamentos não são o que Deus tem de melhor ou de mais alto. Use sua fé e não precisará de medicação”, afirma Frederick Price. E acrescenta: “Os médicos estão combatendo os mesmos inimigos que nós; a única diferença é que eles estão usando palitos de dentes e nós bombas atômicas!”. Em terceiro lugar, se você acha que não tem fé suficiente, Deus levantou uma classe especial de curandeiros da Fé, ungidos, que podem fazer o trabalho por você.

Páginas 326-327:

1. Bíblias de Estudo

Existem no mercado, hoje em dia, algumas excelentes Bíblias de estudo, incluindo a Student Bible, a NIV Study Bible e The International Inductive Study Bible. (Em português temos, entre outras, A Bíblia Explicada, Bíblia de Estudo Vida Nova, a Bíblia com anotações de Scofield e a recém-lançada Bíblia Pentecostal). Também existem algumas Bíblias de estudo de qualidade questionável, que não recomendamos como a Word Study Bible: Kenneth Copeland Reference Edition Bible e a Dake’s Annotated Reference Bible

Talvez a pior coletânea de falsos ensinos seja a popular Dake’s Annotated Reference Bible. “Deus... vai dum lugar para outro num corpo com o de todas as outras pessoas”, diz Dake. Ainda sobre Deus, Dake afirma que Ele é apenas um “ser de tamanho ordinário. Ele usa roupas... come... descansa... habita numa mansão, numa cidade localizada num planeta material chamado Céu”.

Logo na primeira página do Novo Testamento, Dake escreveu que Jesus “tornou-se Cristo, ou seja, o ‘Ungido’, 30 anos depois de ter nascido de Maria”. Ora, qualquer pessoa que tenha cantado ou ouvido algum hino de Natal com fundamento bíblico está familiarizada com o trecho de Lucas 2.11, que diz: “Pois na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

Página 347:

O Credo Atanasiano, largamente usado por toda a Igreja, é um dos credos clássicos do cristianismo. Costuma se dizer que nenhuma outra declaração da Igreja primitiva estabelece, tão incisivamente, e com tanta claridade, a profunda teologia implícita na afirmação bíblica de que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo mesmo o mundo. Seu propósito primário – juntamente com o dos outros credos universalmente aceitos – era refutar as heresias que tinham surgido na Igreja. Uma das funções óbvias do Credo Atanasiano era contrabalançar visões desviadas sobre a Trindade, como por exemplo o triteísmo. O Credo Atanasiano é especialmente significativo em face do fato que os ensinos do triteísmo, anunciados pelos hereges da Igreja medieval, têm vindo novamente à superfície nos ensinos de pessoas como Benny Hinn e em publicações como a Bíblia Anotada de Dake.

BREVE HISTÓRICO DE FINIS J. DAKE

O pesquisador Les Brown relata alguns fatos importantes sobre Dake:

Finis Jennings Dake nasceu em 1902 e morreu em 1987. Seu filho Finis Junior diz que levou sete anos de constante trabalho para completar as 35 mil notas incluídas na Bíblia de 1.400 páginas. É uma teologia sistemática virtual e uma compilação dos pontos de vista e doutrinas de Dake. Dake foi ordenado pela Assembléia de Deus do Texas. Por um tempo, ele fez trabalhos evangelísticos em Oklahoma. Mais tarde, mudou-se para Zion, no Estado de Illinois, onde as coisas se complicaram depois de um escândalo que envolveu uma garota de 16 anos de idade.

O jornal Daily Tribune (Tribuna Diária) de Chicago de 27 de maio de 1936, informou que “Uma acusação formal retornada em fevereiro passado em Milwaukee, alega que no dia 23 de abril de 1935, Dake levou Emma Barelli, de 16 anos de idade, de Kenosha, de sua cidade natal para o Leste de St. Louis, com propósitos imorais” (p. 1). No dia seguinte o jornal informou que Dake deu entrada em hotéis de Waukegan, Bloomington e Leste de St. Louis com a garota sob o nome de Christian Anderson e esposa. Dake, segundo os investigadores do governo, disse que pegou a menina que estava pedindo carona na estrada e ela insistiu para que a levasse até East St. Louis, onde ele daria palestras bíblicas nas comunidades locais. Dake negou que qualquer ato imoral tivesse acontecido, dizendo: “Eu a levei até lá... mas, não houve qualquer imoralidade. Eu queria arranjar um trabalho para ela” (Jornal Chicago Daily Tribune, 28 de maio de 1936, p. 17).

Quando Dake foi levado a julgamento em fevereiro de 1937, ele se entregou à misericórdia do tribunal ao declarar-se culpado da acusação de violar a lei Mann Act (uma lei americana de 1910 que proíbe transportar menores de 18 anos de idade além das fronteiras estaduais para atividades sexuais). Ele foi sentenciado a seis meses de reclusão na Casa de Correções de Milwaukee. Dake admitiu ter trocado caricias com a garota, mas, novamente, negou que quaisquer relações impróprias tivessem ocorrido entre ele e ela. O jornal News-Sun de Waukegan informou: “Se tivesse sido declarado culpado por um processo de júri, o reverendo Dake teria sido condenado a uma sentença máxima de 10 anos numa prisão federal e uma multa de 10 mil dólares” (10/02/1937). Dake chamou a sentença de prisão de “férias” e disse que usaria o tempo de prisão para pregar aos presos e dedicar o tempo para escrever um comentário sobre a Bíblia.

As Assembléias de Deus cortaram seus relacionamentos com Dake e ele mais tarde uniu-se a Igreja de Deus em Cleveland, Tennessee. Nunca ficou claro como a sua união com a Igreja de Deus terminou, mas Dake, eventualmente, tornou-se independente de qualquer igreja (www.learntheology.com/problems_dake_bible.html. Acessado em 28/12/2009).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sempre que tenho oportunidade, em congressos acadêmicos ou nas conferências em geral, falo dos avanços que a CPAD tem feito na área editorial. Sinto-me honrado de ter um livro publicado por esta instituição e de colaborar com artigos quando solicitado. Meu desejo é que a CPAD continue sendo para o mundo pentecostal (que é grande), um exemplo de ética cristã e equilíbrio doutrinário na produção de literatura cristã. Infelizmente, a Bíblia Dake, que eu conheço e leio, para fins de pesquisas, desde 1980, não ajuda neste propósito. Apesar de toda a filtragem feita no processo de tradução, causou-me surpresa a CPAD publicá-la. Entretanto, quero ajudar no que for preciso para que a CPAD continue sendo um porto seguro no campo da literatura.

Dr. Paulo Romeiro

Bibliografia: Benny Hinn, programa “Praise the Lord” pela TBN (26 de setembro de 1991). Hinn parece ter derivado essa idéia de Finis J. Dake. Dake’s Annotated Reference Bible (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 19663), Velho Testamento 1, coluna 4 (nota sobre Gn 1.26), 619, col. 1, nota 2; e Dake, God’s Plan for Man (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1977 [original de 1949], 35. Esta nota do capítulo 9 do livro Cristianismo em Crise encontra-se na p. 437 como nota 34.

Finis J. Dake, God´s Plan for Man (O plano de Deus para o homem). (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1977 [original de 1949], 241. Esta nota do capítulo 22 do livro Cristianismo em Crise aparece na p. 461 como nota 4. Frederick K. C. Price. Faith Foolishness, or Presumption? (Tulsa, OK: Harrison House, 1979), 88, 94. Veja nota 5 da p. 461 do livro Cristianismo em Crise. Frederick K. C. Price. Is Healing for All? (Tulsa, OK: Harrison House, 1976), 113, ênfase no original. Veja a nota 6 da p. 461 do livro Cristianismo em Crise. Finis J. Dake, editor, Dake’s Annotated Reference Bible (Lawrenceville, GA: Dake Bible Sales, 1963), NT PP. 96, coluna 1, e 97, colunas 1-2, ênfase no original; AT pp. 388, coluna 1b, e 467 coluna 1f. Veja a nota 6 do capítulo 26 na p. 465 do livro Cristianismo em Crise.

Id. IBID., NT, p. 1, coluna 1. Veja a nota 7 do capítulo 26 na p. 465 do livro Cristianismo em Crise.

Registro meu sincero agradecimento por esta contribuição enviada à este blog, via e-mail, pelo Dr. Paulo Romeiro, quando obtive sua autorização para publicação. Para saber quem é o Pr. Paulo Romeiro, clique aqui.