Faça sua busca aqui.

Romanos 10.14...
"... Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?..."

17 de dez. de 2010

Qual é o Caminho?

Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo-14:6)
É interessante notarmos a forma enfática que Jesus pronunciou estas verdades, a respeito de si mesmo; e também o efeito que elas produziram naqueles que criam Nele; tanto que, quem falava do Caminho, ou perseguia o Caminho; falava e perseguia, não apenas uma idéia ou uma crença; mas, o próprio Cristo.Vejamos o texto de At-9:1-5- Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu carta para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Ele perguntou: Quem és tu, Senhor?
E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.
Mas o interessante é, que, apesar do grande efeito desta frase, e de muitos terem seguido o Senhor, conforme as suas palavras;
podemos notar que logo, surgiram novos anunciadores de caminhos; Visto que Jesus hoje é, mencionado como sendo o caminho de quase todas a religiões (seitas), independente de segui-lo ou não.
Existe um dito popular, que todos os caminhos levam a Roma!
Porem a Bíblia diz: Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. (Pv-14:12)
Porque os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas.
Quanto ao perverso, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.
Ele morrerá pela falta de disciplina, e, pela sua muita loucura, perdido, cambaleia. (Pv-5:21-23).
Creio que, estas advertências da palavra de Deus, não são suficientes para muitos que se dizem cristãos.
Visto, que, o cristianismo tem tomado tantos caminhos, na tentativa de chegarem a algum lugar; que às vezes penso que, a maioria, ou não estão seguindo o mestre, ou não estão interessados em chegarem ao mesmo lugar, onde Ele espera que cheguem todos que nele crê.

Ou talvez, o problema dos tais, seja o mesmo do discípulo Tomé. (Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho? Jo-14:5)
Esta declaração de Tomé me faz lembrar os discípulos no caminho de Emaús, discutiam entre si, fatos óbvios, que Jesus os havia muitas vezes explicado, a respeito da sua morte e ressurreição,
Entretanto, eles falavam e lamentavam os últimos acontecimentos, como se não os compreendessem, ou não os aceitassem, como se estes fatos lhes fossem estranhos. (Lc-24:13-27).
Nada diferem da maioria dos que se dizem cristãos, nos dias de hoje, lêem a Bíblia, ouvem as pregações, mas quase nada compreendem da sua mensagem; são néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! “Mesmo sabendo, que hoje Deus fala melhor pelo seu Filho” (Hb-1:1, 2).
Ou, quem sabe, eles também não estão interessados no Caminho, mas só querem ter uma experiência sobrenatural; como foi o pedido de Filipe. (Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Jo-14:8). O desejo de ter uma experiência sobrenatural é muito comum entre os cristãos, antes não tão revelados, como é o caso da experiência carismática dos católicos Romanos, que esteve em segredo até o surgimento do movimento pentecostal dos evangélicos, agora nada impedem as suas experiências, podemos comprovar o grande crescimento das igrejas católicas carismáticas; e seguindo o mesmo caminho, os irmãos evangélicos de linha mais conservadora os chamados “tradicionais”, que hoje, estão se renovando, ou melhor, aceitando, o que antes, eles mesmos rejeitavam; as manifestações do Espírito Santo, e os dons, que são extremamente necessários a igreja, porem ignorados, por muito tempo, tornando a igreja em um ambiente “morno”, e sem vida.
Falando em renovação; eu creio na necessidade, urgente de uma renovação, ou avivamento Espiritual na igreja de Cristo, porem, este avivamento tem que está centrado nos padrões Bíblicos.
E, avivamento bíblico, não tem nada haver com experiências místicas, que é o que mais se vê, no meio da igreja, e, tem sido a grande busca da maioria dos irmãos; no mesmo plano fica a ansiosa expectativa, por milagres, estes tem servido de "Marketing" dos grandes ministérios, os mercadores da palavra, e, atrás deles andam a grande multidão de flagelados e ignorantes da palavra de Deus.
Seguir o caminho, sempre foi a grande meta do cristianismo, porem desde o principio, que não foram poucos os que tentaram perverter esta grande caminhada.
O Caminho, não era apenas uma direção ou uma via de acesso a algum lugar, mas, sim, O próprio Cristo e a referência religiosa dos seus seguidores. “Os do Caminho”, o apostolo Paulo antes da sua conversão, foi um dos maiores perseguidores deste caminho, onde ele mesmo declara em At-22:4 –Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres, de que são testemunhas o sumo sacerdote e todos os anciãos.
O Caminho foi perseguido pelos judeus com a intenção de, não apenas punir os que o seguiam, mas também com a intenção de pervertê-lo, dificultando a sua compreensão, e, por conseguinte, a sua confissão de fé. “Alguns indivíduos que desceram da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidares segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos. Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses e dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão. (At-15:1,2).
O apostolo Pedro em sua segunda carta, ele nos adverte a respeito dos falsos mestres, e suas intenções de perverter o Caminho da verdade.
E, é exatamente, o que podemos ver, e, comprovar no grande numero de antigas e novas denominações que se dizem cristãs, com os seus caminhos, onde alguns ensinam a voltar ao antigo caminho, se referindo a Jr-6:16, ignorando o brado de vitória do nosso Senhor Jesus Cristo, quando disse: Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus, aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.
Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras. Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima. (Hb-10:19-25).
Os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça.(2Pe-2:15)
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. (2Pe2:2)
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. (2Pe-2:21)
Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela. (Mt-7:13, 14).
Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.
Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa acha-la-á.
Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?
Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.(Mt-16:24-27).
Disse-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e a verdade, e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Jo-14:6)
E, você, que caminho tem seguido, o caminho da verdade, ou os caminhos das religiões?
Eu gosto de pensar nestas coisas, porque assim fazendo, me leva a refletir na minha própria caminhada; preciso tomar muito cuidado,usar com fidelidade a bússola, que é a sua palavra, guiado pela luz do seu Santo Espírito, para não perder a direção, a minha meta, o meu alvo que é Cristo, o autor e Consumador da minha fé. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário