Faça sua busca aqui.

Romanos 10.14...
"... Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?..."

4 de jul. de 2010

Vivendo de modo digno do evangelho



“O que é mais importante, deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo” Fp 1.27
O futuro de Paulo, como prisioneiro, era totalmente incerto. Ele sabia que podia morrer a qualquer momento. Mas, para ele pouco importava viver ou morrer, ele não estava preocupado com isso. Sua única preocupação era com o evangelho e com o que poderia acontecer a ele depois de sua partida.

Assim, ele faz cinco eloqüentes exortações aos filipenses (vv. 27-30):


1. Vivam de maneira digna do evangelho. Nossa conduta deve ser coerente com o nosso chamado. Não pode haver dicotomia entre aquilo que dizemos e aquilo que somos, e sim uma consistência fundamental. Pregamos sobre o caráter, mas temos caráter? Pregamos sobre sermos corretos, mas somos corretos?Pregamos sobre termos uma vida de oração, mas nós oramos? Pregamos sobre santidade, mas será que vivemos em santidade?


2. Permaneçam firmes no evangelho. Estabilidade é uma qualidade importante em todas as esferas, seja no governo, na economia ou nas construções. Lucas relata que os apóstolos costumavam voltar às cidades que haviam evangelizado para firmar a fé dos convertidos. A firmeza doutrinária e ética devem ser princípios norteadores da vida cristã. Em tempos de tanto liberalismo, misticismo, paganismo e sincretismo, devemos pregar o verdadeiro evangelho: o Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gregos, mas para nós, o poder de Deus.


3. Lutem pela fé do evangelho. Isso seria uma combinação entre evangelismo e apologética. Não devemos apenas proclamar o evangelho, mas também defendê-lo, sustentando a sua verdade.Que resposta damos quando as mais diversas seitas batem à nossa porta? Temos conteúdo? Falamos com clareza a respeito da nossa fé?


4. Trabalhem juntos pelo evangelho. Este chamado à unidade é muito enfatizado em Filipenses. Paulo conclama os cristãos em Filipos a “permanecerem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé” (Fp 1.27). O apóstolo, obviamente, não defende a unidade a qualquer preço, comprometendo verdades fundamentais para obtê-la, mas a unidade naquilo que é essencial do evangelho.


5. Estejam prontos a sofrer pelo evangelho. “Pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele” (Fp 1.29). A afirmação de que a fé e o sofrimento são dois privilégios cristãos concedidos ao povo de Deus talvez nos surpreenda. Os filipenses foram testemunhas da perseguição que Paulo havia sofrido em sua cidade, e eles também iriam sofrer, pois “o sofrimento é a marca do verdadeiro cristão”, escreveu Dietrich Bonhoeffer.

Prezado leitor [a], o que será que acontece quando os adeptos da teologia da prosperidade lêem o texto de Paulo aos Filipenses 1.29?
Leia o texto atentamente e ouse responder o que se passa na mente deles ao lerem este texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário