Faça sua busca aqui.

Romanos 10.14...
"... Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?..."

2 de abr. de 2010

Depressão cresce no Brasil

DEPRESSÃO É A QUINTA DOENÇA MAIS COMUM NO BRASIL

O Suplemento de Saúde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios)de 2008, divulgado nesta quarta-feira, revela que a depressão é a quinta doença de maior ocorrência no Brasil, atingindo 4,1% das 59,9 milhões de pessoas que se declaram portadora de alguma doença crônica.
As doenças crônicas (identificadas por algum médico ou profissional de saúde) mais informadas foram: hipertensão (14,0%) e doença de coluna ou costas (13,5%), com artrite ou reumatismo (5,7%)bronquite ou asma (5,0%)depressão (4,1%), doença de coração (4,0%) e diabetes (3,6%).
Organização Mundial de Saúde estima que em pouco mais de 10 anos a depressão será a segunda doença mais comum no mundo, devendo atingir o primeiro lugar no ranking em 2030. Ela também será a maior responsável por mortes prematuras e anos produtivos perdidos dado seu potencial incapacitante.

NOTA: O stress de nossa sociedade industrial-utilitarista é um dos maiores causadores desse mal. É fundamental que as leis trabalhistas prevejam cargas horárias menores - o que não significam, necessariamente, menos produtividade, se o projeto econômico se ajustar às realidades sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário